Anvisa libera viajantes de entregar declaração de saúde
Suspensão da exigência é temporária e foi tomada por causa de instabilidade no sistema da agência
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avisou às companhias aéreas nesta quarta-feira (25/11) que, por enquanto, não exijam a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) para quem desembarca no Brasil. Isso porque os viajantes estão enfrentando problemas no sistema de preenchimento on-line do documento. A ordem permanecerá enquanto a instabilidade persistir.
“As companhias aéreas já foram comunicadas pelas autoridades brasileiras e, a fim de que não haja qualquer prejuízo aos viajantes, os embarques de passageiros internacionais com destino ao Brasil ocorrerão sem a exigência de apresentação da DSV”, declarou a Anvisa.
Ainda não há previsão de quando o sistema vai voltar a funcionar normalmente, mas a agência afirma que estão trabalhando para que isso aconteça o mais rápido possível.
A apresentação da Declaração de Saúde do Viajante é obrigatória para viajantes que chegam no país desde dezembro de 2020, acompanhada de um exame negativo de Covid. Além disso, o visitante também deve informar sobre seu estado de saúde atual e concordar em seguir as medidas sanitárias estabelecidas no país.