metropoles.com

Anvisa libera SP para importar 4 milhões de doses da vacina Coronavac

A liberação de importação excepcional foi concedida com base numa resolução de março, que permite a compra de vacinas pelos estados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Instituto Butantan
Coronavac
1 de 1 Coronavac - Foto: Divulgação/Instituto Butantan

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o governo de São Paulo a importar quatro milhões de doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo a agência, as doses serão divididas em dois lotes. Uma primeira remessa terá 2,7 milhões de unidades. A outra, 1,3 milhão. A autorização foi dada nesta sexta-feira (9/7).

A liberação de importação excepcional foi concedida com base numa resolução de março, que permite a compra de vacinas diretamente pelos estados.

Nas importações anteriores da vacina, configurava-se como importador o Instituto Butantan, que é o laboratório que possui a autorização de uso emergencial da Coronavac no Brasil.

“Considerando se tratar de importação por estado, o regulamento mais aplicável foi o disposto na resolução, pois esta norma estabelece que poderá ser autorizada a importação excepcional e temporária por estados, municípios e Distrito Federal de medicamentos e vacinas para Covid-19, desde que registrados ou autorizados para uso emergencial pelas autoridades sanitárias internacionais”, explica a agência, em nota.

Apesar de se tratar de importação excepcional para São Paulo, a vacina já é utilizada amplamente pela população mundial, podendo ser importada e utilizada na população brasileira nos mesmos moldes que já vem sendo utilizada no país desde a sua aprovação.

A decisão da Anvisa também autoriza novas importações, desde que mantidas exatamente as mesmas condições da de agora.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?