metropoles.com

Anvisa interdita empresa de produtos medicinais: “Medida de segurança”

Empresa não cumpre, no total, 33 artigos de três leis fiscalizadoras distintas. Decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida da fachada de um prédio agências reguladoras
1 de 1 Imagem colorida da fachada de um prédio agências reguladoras - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição, importação e o transporte dos produtos para a saúde da empresa Medix Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (25/6). A inspeção foi realizada entre 7 e 10 de maio de 2024.

De acordo com o documento, foi constatado que a empresa de produtos medicinais não cumpre, no total, 33 artigos de três leis fiscalizadoras distintas. Entre elas destacam-se:

  • Art. 15, da RDC nº 665/2022: cada fabricante deve assegurar que todo o pessoal seja treinado para executar adequadamente as tarefas a ele designadas;
  • Art. 68, da RDC nº 665/2022: cada fabricante deve prover condições ambientais adequadas às operações de produção, de forma a prevenir a contaminação ou outros efeitos adversos sobre o produto;
  • Art. 4º, da RDC nº 551/2021: o detentor de registro deve iniciar, o mais rapidamente possível, uma ação de campo sempre que houver indícios suficientes ou comprovação de que um produto para a saúde não atende aos requisitos essenciais de segurança e eficácia
    aplicáveis a este produto;
  • Art. 10, inciso XXXV, da Lei nº. 6.437/1977: descumprimento de normas legais e regulamentares, medidas, formalidades, outras exigências sanitárias relacionadas a estabelecimentos e às boas práticas de fabricação de matérias-primas e de produtos sob vigilância sanitária.

A Medix Brasil importa e distribui materiais como luvas cirúrgicas, agulhas, aventais, bolsas coletoras de urina, eletrodos, fios de sutura e seringas.

O Ministério da Saúde, por meio da Anvisa, entende que a suspensão das atividades da empresa é uma medida de segurança sanitária. A ação implica, ainda, no recolhimento de todos os produtos, “inclusive os isentos de registro, os estabelecimentos de fabricação, distribuição, armazenamento e venda, e os veículos destinados ao transporte dos produtos”.

O que diz a empresa

A Medix Brasil atua desde 2008 na importação e distribuição de produtos medicinais.

No site da empresa, é dito que as legislações vigentes são atendidas, além da segurança de todas as pessoas envolvidas no oferecimento de produtos, desde a importação até o consumidor final. A MedixBrasil ainda se coloca como referência nacional na comercialização de luvas para procedimento e outros materiais de uso médico e alega oferecer atendimento pleno, suporte com rapidez e segurança aos clientes.

O Metrópoles entrou em contato com a Medix Brasil, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?