metropoles.com

Anvisa discute prevenção à cepa indiana para Porto de Santos

A iniciativa surgiu após a indentificação da cepa indiana em tripulante no Maranhão. O porto é o maior da América Latina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/SPA
imagem colorida porto de santos
1 de 1 imagem colorida porto de santos - Foto: Divulgação/SPA

São Paulo – Com a identificação da variante indiana em tripulante em um barco no Maranhão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) detalhou a ampliação do protocolo de prevenção a esta variante no Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina, localizado no litoral de São Paulo.

A informação é da Santos Port Authority (SPA), companhia responsável pela gestão do local . De acordo com a SPA, as medidas foram debatidas na última segunda-feira (24/5).

A companhia afirmou que, até o momento, não foram identificados tripulantes no porto ou a caminho dele com a nova cepa. A iniciativa tem a perspectiva de evitar que alguém desembarque e dissemine o vírus no Brasil.

Outra medida

Outra medida de prevenção à variante, instituída pelo governo federal, foi restringir de forma excepcional e temporária a entrada de estrangeiros com origem ou histórico de passagem pelo Reino Unido, pela Irlanda do Norte, África do Sul e Índia, no Brasil.

No porto, viajantes originários ou procedentes desses países deverão permanecer em quarentena por 14 dias.

A SPA explica que a livre prática do navio será concedida apenas pela Anvisa, após a verificação e constatação de que a embarcação está de acordo com todas as medidas sanitárias para a prevenção da Covid-19, instituídas pelo órgão.

A companhia também informou que, até o momento, o órgão sanitário não recomendou a realização de testagem para essa variante. E disse que a estratégia pode ser alterada conforme a mudança de cenário. E afirmou que a comunidade portuária precisa ser vacinada.

Além da SPA, Anvisa e Marinha, participaram da reunião: os secretários de Saúde dos municípios de Santos e Guarujá; representantes do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp); do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo); do Sindicato das Agências de Navegação Marítima Estado São Paulo (Sindamar); da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro); da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos-SP); da Alfândega e da Praticagem de São Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?