Anvisa autoriza dose de reforço para crianças com vacina da Pfizer
Vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada em crianças a partir dos 5 anos de idade e em adolescentes
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação da dose de reforço do imunizante contra a Covid-19 da Pfizer em crianças a partir de 5 anos e adolescentes.
O reforço poderá ser aplicado pelo menos seis meses depois da segunda dose. Até o momento, a terceira dose no país era autorizada apenas para maiores de 18 anos.
“As vacinas contra a Covid-19 têm apresentado, de forma geral, o decaimento dos anticorpos com o tempo, justificando a avaliação periódica da necessidade de aplicação de doses de reforço, com o objetivo de manter níveis adequados de anticorpos capazes de neutralizar o vírus causador da doença”, explica a Anvisa, em nota.
A decisão foi tomada na última segunda-feira (5/12). Em maio, o Ministério da Saúde ampliou a recomendação de dose de reforço para adolescentes entre 12 e 17 anos
Na terça-feira (6/11), a pasta abriu uma consulta pública sobre a vacinação de bebês e crianças de 6 meses a 4 anos de idade contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer/BioNTech. Atualmente, apenas crianças nessa faixa etária com comorbidades podem receber o imunizante.
A sociedade civil tem até o dia 15 de dezembro para manifestar sua opinião pelo site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). O grupo avalia os medicamentos e tratamentos que serão incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Após a consulta pública, o tema volta à comissão para o parecer final.