Anvisa autoriza ampliação do prazo de validade de vacinas contra Covid
Segundo a Anvisa, ampliação do prazo de validade é válido para vacinas Comirnaty bivalentes BA.1 e BA.4/BA.5 fabricadas pela Pfizer
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (9/2), a autorização para a ampliação do prazo de validade das vacinas Comirnaty bivalentes BA.1 e BA.4/BA.5, imunizante contra Covid-19, fabricada pela Pfizer. O prazo de validade das vacinas, antes de 12 meses, passa a ser de 18 meses.
Os cuidados de conservação não devem sofrer alterações. Mantem-se a orientação prévia para o armazenamento entre -90 e -60°C. Lotes adquiridos pelo Ministério da Saúde antes desta autorização poderão ser utilizados sem prejuízos ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Segundo a agência, foram considerados novos dados de estudos de estabilidade que “demonstraram não haver alteração nas especificações de qualidade das vacinas no período adicional ao prazo anteriormente autorizado”.
“A Anvisa lembra que as vacinas continuam sendo essenciais no combate à Covid-19, especialmente na prevenção de casos graves e mortes”, diz comunicado.
Entre essas medidas está a inclusão, no portal eletrônico da Pfizer e no portal eletrônico Comirnaty Education, da listagem de todos os lotes disponíveis no Brasil e os seus respectivos prazos de validade, para consulta dos cidadãos e profissionais de saúde envolvidos na aplicação das vacinas.
Em 31 de janeiro, a Anvisa recebeu um pedido de registro definitivo da vacina Comirnaty bivalente BA.4/BA.5.