metropoles.com

Anvisa aprova venda em farmácias do Paxlovid, medicamento para Covid

Paxlovid é um antiviral usado para tratamento da doença em adultos. No Brasil, o remédio poderá ser comprado sob apresentação da receita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EUROPA PRESS / C.Lujan.POOL via Getty Images
paxlovid
1 de 1 paxlovid - Foto: EUROPA PRESS / C.Lujan.POOL via Getty Images

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou nesta segunda-feira (21/11) a venda do antiviral Paxlovid, usado no tratamento da Covid-19, em farmácias e hospitais particulares. O medicamento teve seu uso emergencial aprovado no país em março deste ano. Ele é indicado para o tratamento da doença em adultos.

A agência reguladora determinou que o medicamento só pode ser vendido sob prescrição médica, ou seja, com receita. Além disso, a fabricante, a Pfizer, deve priorizar o abastecimento para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A decisão também ampliou o prazo de validade do medicamento de 12 para 18 meses.

Paxlovid

O antiviral é uma junção do nirmatrelvir e ritonavir. É indicado para tratamento da Covid em adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para casos graves da doença.

A Anvisa levou em consideração a venda do Paxlovid em mercados privados de outros países, como os Estados Unidos e Canadá. A decisão também considerou o cenário epidemiológico atual, com a recente alta de casos de Covid no país.

A diretora relatora, Meiruze Freitas, defende que a comercialização vai facilitar o acesso ao tratamento. O remédio deve ser tomado no prazo de cinco dias após o início dos sintomas.

“O diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessário, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves”. Ela reitera, no entanto, que o medicamento não substitui a imunização. “A vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19, as hospitalizações e os óbitos”, finaliza.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?