metropoles.com

Anvisa aprova mais dois remédios à base de cannabis

Produtos serão comercializados em farmácias, somente com prescrição médica e receita. País já autorizou sete medicamentos desse tipo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
cannabinóides
1 de 1 cannabinóides - Foto: null

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quinta-feira (4/11), mais dois produtos à base de cannabis. Agora, o país permite o uso de sete medicamentos fabricados com a substância.

De acordo com a agência, os produtos são o Extrato de Cannabis Sativa Promediol e o Extrato de Cannabis Sativa Zion Medpharma 200 mg/ml.

A principal diferença entre os remédios aprovados nesta quinta-feira e os demais consiste na composição. Os novos fármacos possuem extratos vegetais e um conjunto de substâncias da própria planta. Até então, os medicamentos eram fabricados com canabidiol isolado.

2 imagens
Novos remédios serão comercializados em farmácias, somente com prescrição médica e receita
1 de 2

2 de 2

Novos remédios serão comercializados em farmácias, somente com prescrição médica e receita

Divulgação

Produzidos na Suíça, os dois medicamentos serão importados pelo Brasil e distribuídos como insumos prontos para uso.

Ambos os remédios serão comercializados sob a forma de solução em gotas, em farmácias e drogarias, somente por prescrição médica e apresentação de receita.

“A regulamentação de produtos medicinais de cannabis é um desafio para a Anvisa e para as principais autoridades reguladoras internacionais. Permanecemos vigilantes e aprimorando nossas ações, buscando sempre promover o acesso da população brasileira a produtos adequados ao seu uso”, afirmou, em nota divulgada pela Anvisa, João Paulo Perfeito, gerente do órgão federal.

Histórico

Em dezembro de 2019, a agência reguladora liberou, para uso medicinal, a venda de produtos à base de cannabis em farmácias. A permissão foi concedida temporariamente por um período de três anos e os insumos só podem ser adquiridos mediante prescrição médica.

Atualmente, a Anvisa já aprovou sete fármacos fabricados com canabidiol. A última autorização ocorreu na última sexta-feira (29/10).

Trata-se de uma solução oral à base de canabidiol, elaborada na Colômbia, com concentração de 50 mg/ml e até 0,2% de tetraidrocanabidiol (THC).

Em abril deste ano, foram autorizados outros dois produtos na forma de soluções de uso oral: um na concentração 17,18 mg/ml, e outro na de 34,36 mg/ml. Ambos são fabricados nos Estados Unidos.

As outras permissões foram concedidas em abril de 2020, para fabricação, no Brasil, de um fitofármaco, com concentração de THC de até 0,2%.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?