metropoles.com

Anvisa disse que membro da delegação argentina falsificou informações

Dados constam em documentos da agência reguladora. Argentinos poderiam ter feito pedido excepcional para jogar, mas não o fizeram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Brasil Argentina
1 de 1 Brasil Argentina - Foto: null

Documentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que a pessoa responsável por falsificar informações sobre jogadores da seleção argentina de futebol foi Fernando Ariel Batista, membro da delegação.

A falsificação dos documentos causou a suspensão do jogo entre Brasil e Argentina, que ocorreria no domingo (5/9), na NeoQuímica Arena, em São Paulo.

De acordo com a agência reguladora, quatro jogadores argentinos haviam passado pelo Reino Unido antes de desembarcar no Brasil. Segundo a legislação brasileira, eles deveriam cumprir quarentena de 14 dias para evitar a disseminação do coronavírus. A medida não foi cumprida.

Documentos obtidos pelo portal G1 mostram que a agência foi informada sobre o descumprimento das restrições sanitárias na sexta-feira (3/9).

Depois, o nome de Fernando Ariel Batista, da Associação de Futebol Argentina, foi identificado como autor da falsificação das declarações dos jogadores.

4 imagens
Servidores da Anvisa em campo
Partida foi interrompida
1 de 4

Delegações brasileira e argentina conversam após paralisação da partida entre as seleções

Lucas Figueiredo/CBF
2 de 4

Lucas Figueiredo/CBF
3 de 4

Servidores da Anvisa em campo

4 de 4

Partida foi interrompida

MB Media/Getty Images

A Anvisa procurou as autoridades sanitárias de São Paulo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). As entidades realizaram uma reunião no sábado, 4 de setembro.

Além disso, o material obtido pelo G1 mostra que a delegação argentina também foi informada do caso. Na tarde de sábado, as autoridades de saúde de São Paulo e da Anvisa se reuniram com equipes do Ministério da Saúde para tratar do assunto.

Durante o encontro, a delegação argentina e a Conmebol foram orientadas a formalizar um pedido de excepcionalidade para que os jogadores pudessem participar da partida.

A solicitação deveria ser analisada pelo Ministério da Saúde e pela Casa Civil. O pedido, no entanto, não foi realizado, e os atletas argentinos entraram em campo.

Interrupção do jogo

Segundo a Anvisa, o goleiro Emiliano Martinez, os meia Emiliano Buendia e Giovani Lo Celso e o zagueiro Cristian Romero estariam violando as regras sanitárias do país por não terem cumprido a quarentena obrigatória.

“Na manhã deste domingo, a Anvisa notificou a Polícia Federal, e até a hora do início do jogo envidou esforços, com apoio policial, para fazer cumprir a medida de quarentena imposta aos jogadores, sua segregação imediata e condução ao recinto aeroportuário. As tentativas foram frustradas, desde a saída da delegação do hotel, e mesmo em tempo considerável antes do início do jogo, quando a Anvisa teve sua atuação protelada já nas instalações da arena de Itaquera”, disse o órgão.

De acordo com a Anvisa, a ação se limitou a buscar o cumprimento das leis brasileiras, o que se resumiria apenas à segregação dos jogadores e as suas respectivas autuações.

“A decisão de interromper o jogo nunca esteve, nesse caso, na alçada de atuação da agência. Contudo, a escalação de jogadores que descumpriram as leis brasileiras e as normas sanitárias do país, e ainda que prestaram informações falsas às autoridades, essa assim, sim, exigiu a atuação da agência de estado, a tempo e a modo”, declarou na nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?