metropoles.com

Anvisa alerta que Coronavac pode ter sido alvo de “adulteração”

Caso é investigado no Maranhão desde maio. Agência enviou ofício às secretarias de Saúde, com recomendações de uso e segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
produção coronavac - instituto butantan
1 de 1 produção coronavac - instituto butantan - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou as secretarias estaduais de Saúde sobre frascos da vacina Coronavac que podem ter sofrido “adulteração”.

Em ofício, o órgão federal informou que, desde maio, técnicos investigavam possível episódio de falsificação, notificado no estado do Maranhão.

Durante a investigação, o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo e fabricante da vacina, foi contatado para avaliar o produto suspeito, e verificar se o material não mantinha mais suas características originais.

“De acordo com a apuração, houve reaproveitamento de um frasco vazio de Coronavac para introdução de um líquido diferente do da vacina dentro do recipiente, bem como o uso de uma cola para fixar o lacre de alumínio à tampa”, destaca a agência, em nota.

Diante dessa ocorrência, a Anvisa solicitou que os aplicadores de vacina observem se os frascos mantêm as características originais e os dispositivos de segurança intactos.

A agência recomenda ainda que os frascos sejam inutilizados depois de esvaziados, e que qualquer irregularidade seja comunicada à Anvisa.

Menos doses

Em abril, a Anvisa investigou frascos de vacina da Covid-19 com número de doses inferior à quantidade informada. Ao menos 15 estados e o DF denunciaram esse tipo de problema na vacinação. O Ministério da Saúde orientou que estados registrem casos.

Em comunicado, o Butantan atribui a diferença no número de doses a discrepâncias no processo de aplicação. Segundo o instituto, o tipo de seringa e a forma da vacinação poderiam influenciar nessa divergência.

Em março, a Anvisa autorizou que o Butantan alterasse o volume do frasco da Coronavac, para evitar desperdício. O volume passou de 6,2 ml para 5,7 ml – quantidade que deveria ser suficiente para 10 doses, considerando que cada aplicação é de 0,5 ml.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?