Anuário de Segurança: veja as 10 cidades mais violentas do Brasil
Dados revelados nesta quinta-feira (18/7) mostram quais são os municípios com as maiores taxas de mortes violentas no país
atualizado
Compartilhar notícia
Os dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 revelam quais são as 10 cidades mais violentas do país. De acordo com os números divulgados nesta quinta-feira (18/7), todas elas fazem parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo que seis ficam na Bahia.
O documento revela que 46.328 mortes violentas intencionais foram registradas no Brasil, em 2023, o que representa uma taxa de 22,8 por 100 mil habitantes. O índice segue alto, mas reduziu 3,4% em relação a 2022, e é o menor dos últimos 13 anos.
Apesar disso, os dados referentes a algumas cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste seguem elevados. O Anuário entende por morte violenta aquelas que são provocadas por homicídio, latrocínio, morte após lesão corporal ou por interferência policial. Os dados foram compilados a partir de estatísticas das secretarias estaduais de Segurança Pública, polícias, Ministério Público e IBGE.
Cidades mais violentas do Brasil
Além da Bahia, com seis cidades, aparecem, ainda, no ranking, Amapá, com outras duas, incluindo a capital Macapá, assim como Ceará e Mato Grosso, ambos com uma cidade cada. O ranking ficou da seguinte forma:
Líder do ranking
A cidade que lidera a lista de violência do país é Santana, no Amapá. O município fica na região metropolitana de Macapá e registrou, em 2023, uma taxa de 92,9 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. Um ano antes, o índice havia sido 49,4.
O Anuário aponta que a disputa entre facções pelo domínio do porto da cidade tem sido crucial para a elevação da violência. Grupos criminosos lutam entre si para garantir o domínio logístico do local, que é estratégico para o narcotráfico, pois possibilita obter maior escoamento de drogas.