metropoles.com

Antropólogo é detido ao tentar impedir fiscalização do Ibama

Edward Luz se classifica como consultor parlamentar, antropólogo social pró-Tapajós e “livre de ONGs, da esquerda e da corrupção”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Screenshot_32056
1 de 1 Screenshot_32056 - Foto: Reprodução

Um homem foi detido após se recusar a deixar a área da Terra Indígena Ituna-Itatá, localizada no Pará, nesse domingo (16/02/2020). Edward Luz se classifica como consultor parlamentar, antropólogo social pró-Tapajós e “livre de ONGs, da esquerda e da corrupção“.

Em vídeo que circula nas redes sociais, um agente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pede para que o antropólogo se retire das terras indígenas. Diante da recusa, Luz é algemado.

Em conta oficial do Twitter, Luz disse ter sido liberado uma hora após o incidente, sem precisar pagar qualquer fiança. O antropólogo afirmou que Ituna-Itatá não é considerada terra indígena, e sim uma grande fraude.

“Fui levado sob custódia por falar verdades que precisam ser ditas: O Ibama vem agindo com estupidez, truculência e abuso de poder ao promover a desocupação criminosa e terrorista de dois Projetos de Assentamento (PAs) com mais de 1,5 mil famílias assentadas numa área de pretensão das ONGs”, escreveu em uma das publicações.

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) informou, em maio de 2013, que Edward Luz foi expulso do quadro de associados. Entretanto, a presidente da associação, Maria Filomena Gregori, afirmou ao G1 que o caso chegou a ser discutido, mas ele se desvinculou antes que a expulsão fosse concluída.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?