metropoles.com

Antonov AN-124: maior avião cargueiro do mundo pousa no Galeão (RJ)

O avião Antonov AN-124 não pousava no Aeroporto do Galeão há quatro anos. Cargueiro transportou equipamentos industriais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images
Imagem colorida de avião Antonov AN-124 - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de avião Antonov AN-124 - Metrópoles - Foto: Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images

O Antonov AN-124, considerado o maior avião para transporte de cargas do mundo, fez uma visita ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, neste sábado (28/9).

Trazendo uma carga de equipamentos para a operação de uma indústria de óleo e gás fluminense, o gigante partiu de Hong Kong, na China, há dois dias.

“A chegada do Antonov ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro reforça o papel do RIOgaleão como motor da economia e hub estratégico no Brasil para operações logísticas de grande porte, além de validar a eficiência e confiança de nossos clientes e parceiros para voos cada vez mais desafiadores”, diz Leandro Lopes, gerente comercial do RIOgaleão Cargo

3 imagens
Antonov AN-124
Antonov AN-124
1 de 3

Antonov AN-124

Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images)
2 de 3

Antonov AN-124

Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images
3 de 3

Antonov AN-124

Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images)

Depois da parada no Brasil, a previsão é de que o AN-124 parta para Houston, nos Estados Unidos.

Curiosidades sobre o Antonov AN-124

  • O Antonov AN-124, também conhecido como Ruslan, foi desenvolvido na antiga União Soviética pela Antonov Design Bureau, na Ucrânia, e sua produção começou em 1982. Durante seis anos, ele deteve o título de maior avião do mundo, até ser superado em 1988 pelo Antonov Mriya, projetado pela mesma empresa. Infelizmente, o Mriya foi destruído em 2022 em meio a um conflito armado.
  • O nome oficial da aeronave, Ruslan, é uma homenagem a um herói da história russa e soviética. A Otan se referiu a ele pelo codinome Condor, enquanto no Brasil, ele é carinhosamente chamado de “Toninho” por entusiastas da aviação.
  • O cargueiro é equipado com três conjuntos de trem de pouso que totalizam 24 rodas, projetadas para suportar seu peso e a carga que transporta.
  • Com 69 metros de comprimento, o Antonov AN-124 é equivalente à medida do lado menor de um campo de futebol, onde estão as traves. Em altura, chega a cerca de 21 metros, o que corresponde à altura de um prédio de seis andares. Sua envergadura, que é a distância entre as extremidades das asas, é de 73 metros.
  • Em termos de capacidade, a aeronave pode carregar até 150 toneladas, o que equivale ao peso médio de 10 ônibus comuns. O recorde de carga registrada foi de 135 toneladas, alcançado em 1993, quando o AN-124 transportou um gerador elétrico da Siemens da Alemanha para a Índia.
  • Para decolar, o Antonov Ruslan requer uma pista de código 4, o que significa que precisa de uma pista com mais de 1.800 metros de comprimento. Por exemplo, o aeroporto de Salvador possui uma pista de 3.003 metros. Para pousar, no entanto, ele necessita apenas de 1.000 metros, uma característica que os pilotos consideram “pouca pista”.
  • Atualmente, o Antonov AN-124 é utilizado para o transporte de diversas cargas, com ênfase em equipamentos pesados e produtos da indústria de mineração. No entanto, sua concepção inicial focava no transporte de tanques, tropas, lançadores de mísseis e outros materiais militares.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?