metropoles.com

Anticorpos sobem até 12 vezes com duas doses da vacina, diz Janssen

Dados preliminares da farmacêutica testam eficácia do imunizante a longo prazo. Saúde agora prevê duas doses e outra de reforço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Eduardo Sanz/Europa Press via Getty Images
Vacina Johnson & Johnson
1 de 1 Vacina Johnson & Johnson - Foto: Eduardo Sanz/Europa Press via Getty Images

Em resposta aos questionamentos surgidos nesta quarta-feira (16/11), a farmacêutica Janssen esclareceu alguns pontos sobre seu imunizante contra a Covid-19. O Ministério da Saúde anunciou que a vacina passará a ser aplicada em duas doses, com intervalo de dois meses, e reforço depois de cinco meses.

O imunizante, entretanto, ressalta a Janssen, recebeu autorização de uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com dose única, “apoiada pelos dados de eficácia e segurança do ensaio clínico de Fase 3 realizado com 43.783 participantes em oito países, incluindo o Brasil”.

A farmacêutica destaca que continua a pesquisar as melhores formas de atuar contra a evolução da pandemia, “antecipando a necessidade de diferentes governos de responder aos diversos cenários da pandemia em todo o mundo”.

Dados divulgados recentemente pela Janssen apontam aumento de quatro a seis vezes do número de anticorpos com dose de reforço ministrada dois meses após a dose única. Com reforço aplicado depois de seis meses, os anticorpos aumentam nove vezes depois de uma semana e 12 vezes depois de quatro semanas.

“Em 20 de outubro, a FDA (a agência regulatória dos Estados Unidos) passou a autorizar também a aplicação de uma dose de reforço a partir de dois meses da dose única, ou o uso da vacina como reforço heterólogo para outros imunizantes contra a Covid-19 autorizados por essa agência”, explica a farmacêutica.

A companhia adianta que submeterá os mesmos dados para apreciação da Anvisa nas próximas semanas. Reforça também que a vacina desenvolvida pelo grupo oferece níveis de imunização seguros para os indivíduos mediante aplicação da dose única e dose de reforço.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?