Antes de cirurgia, Lula vai à posse de Barroso como presidente do STF
Posse de Barroso na Presidência da Corte é último compromisso público de Lula antes da cirurgia que ele fará no quadril, na sexta (29)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quinta-feira (28/9), da posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em solenidade no Plenário da Corte. Lula chegou ao STF por volta das 15h51.
Este é o último compromisso oficial do mandatário antes da cirurgia marcada para a manhã desta sexta-feira (29/9), para se livrar de fortes dores. Lula passará por uma artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. O procedimento será realizado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
O titular do Palácio do Planalto chegou no plenário da Corte para a solenidade pouco antes das 16h e usa máscara de proteção facial, por orientações médicas. Ele veio desacompanhado, uma vez que a primeira-dama, Janja da Silva, está em viagem com comitiva ministerial para as regiões afetadas pelo ciclone no Rio Grande do Sul.
Barroso assume a presidência no lugar da ministra Rosa Weber, que se aposenta de forma compulsória. Ela completa 75 anos em 2 de outubro, mas passa o cargo para Barroso nesta quinta. A nova gestão do STF terá duração de dois anos.
Natural de Vassouras (RJ), Luís Roberto Barroso completou 10 anos de STF em junho 2023, após assumir a vaga do ministro aposentado Ayres Britto.