metropoles.com

Antes da cirurgia, Lula receberá premiê e lançará programas do governo

Lula fará uma cirurgia no quadril na próxima sexta-feira (29/9). Durante a semana ele ficará em Brasília, onde será feito o procedimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida do pronunciamento de Lula sobre o dia 7 de setembro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do pronunciamento de Lula sobre o dia 7 de setembro - Metrópoles - Foto: Reprodução

Na última semana antes da cirurgia para tratar dores no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá o primeiro-ministro do Vietnã em Brasília, e deve participar do lançamento de programas de governo, com foco em saúde e educação, no Palácio do Planalto. O procedimento cirúrgico do presidente está marcado para a próxima sexta-feira (29/9).

Como o Metrópoles adiantou, o mandatário cancelou duas viagens que faria ao Sudeste, para o lançamento de obras de infraestrutura do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em São Paulo e Minas Gerais, por conta do procedimento cirúrgico.

As viagens não chegaram a ser confirmadas oficialmente pela Presidência, mas aliados já anunciavam as visitas aos estados. Estes seriam os primeiros eventos públicos do petista ao lado dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Romeu Zema (Novo).

Na próxima sexta, o presidente passará por um procedimento cirúrgico chamado artroplastia do quadril. O problema tem causado dores no mandatário e só pode ser resolvido com cirurgia, que será realizada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

5 imagens
Lula falou sobre desigualdade em discurso na ONU
Ele também citou a incapacidade dos países da ONU em resolver o conflito entre Ucrânia e Rússia
Lula e Biden lançaram programa para trabalho digno após a Assembleia Geral da ONU, em Nova York
Em NY, Lula se reuniu pela primeira vez com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
1 de 5

Lula abriu os discursos dos chefes de Estado da ONU

Sam Pancher/Metrópoles
2 de 5

Lula falou sobre desigualdade em discurso na ONU

Ricardo Stuckert/PR
3 de 5

Ele também citou a incapacidade dos países da ONU em resolver o conflito entre Ucrânia e Rússia

Ricardo Stuckert/PR
4 de 5

Lula e Biden lançaram programa para trabalho digno após a Assembleia Geral da ONU, em Nova York

Ricardo Stuckert/PR
5 de 5

Em NY, Lula se reuniu pela primeira vez com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

Ricardo Stuckert/PR

Visita oficial e novo PAC

Na segunda-feira (25/9), o presidente Lula receberá, no Palácio Itamaraty, o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh, durante visita oficial do representante asiático ao Brasil. Após a reunião, os líderes devem fazer um pronunciamento à imprensa e seguir para um almoço também na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Na terça-feira (26/9), o mandatário vai retomar o programa semanal Conversa com o Presidente, após duas semanas sem a transmissão em função das viagens internacionais à Índia, para o G20, e a Nova York, para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Em seguida, Lula deve estar no lançamento dos programas Complexo Econômico-Industrial da Saúde. O programa tem como objetivo reduzir a dependência do país de insumos farmacêuticos e materiais médicos, e assegurar o acesso universal à saúde.

Ainda na terça, durante a tarde, Lula deve ir ao lançamento do programa Escolas Conectadas, voltado para a universalização da conectividade nas escolas públicas da educação básica. Até 2026, as 138,3 mil instituições de educação serão beneficiadas com novas estratégias digitais para uso administrativo e pedagógico.

Na quarta, o petista realizará o lançamento do PAC Seleções – evento para apresentar os editais voltados a projetos prioritários de cidades e estados às 10h, no Palácio do Planalto.

A presença do mandatário na posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde de quinta-feira (28/9), ainda não foi confirmada. No entanto, a expectativa é que ele compareça, a depender das orientações médicas pré-cirurgia.

Procedimento cirúrgico

O presidente passará por um procedimento cirúrgico chamado artroplastia do quadril. O problema tem causado dores no mandatário e só pode ser resolvido com cirurgia, que será realizada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

data marcada para o procedimento cirúrgico é a sexta-feira (29/9), período que concilia a agenda internacional do titular do Planalto, já que foi pensada para impactar o mínimo possível a rotina do mandatário. Lula deverá ficar cerca de seis semanas sem viajar em função da recuperação.

O presidente deverá despachar do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, enquanto estiver em recuperação. Ainda não há confirmação médica sobre o período de convalescença após o procedimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?