ANS suspende a venda de 51 planos de saúde devido a reclamações
Se quiserem voltar a comercializar e conseguir novos clientes, as empresas têm de se adequarem ao serviço. Agência recebeu 19.411 reclamações de beneficiários
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a venda de 51 planos de saúde nesta sexta-feira (07/06/2019). Com isso, as empresas ficarão proibidas de receber novos clientes a partir da próxima segunda-feira (14/06/2019).
A suspensão foi determinada após a ANS identificar problemas em relação à assistência oferecida aos beneficiários, como cobertura do plano, rede de assistência e prazo de atendimento, entre outras queixas. Juntos, esses planos atendem quase 600 mil pessoas.
Além dessa medida, a ANS liberou a comercialização de 27 planos de saúde e 10 operadoras. Esses serviços foram suspensos anteriormente devido a reclamações. Na próxima segunda-feira, eles poderão voltar a comercializar a assistência.
Como parte de mais um ciclo do Monitoramento da Garantia de Atendimento, a ANS recebeu 19.411 reclamações entre 1º de janeiro e 31 de março. A partir da análise desse material, decidiu pela suspensão dos serviços.
“Ao proibir temporariamente a comercialização dos planos que estão sendo alvo de reclamações, a ANS obriga as operadoras a se esforçarem para garantir o acesso do beneficiário aos serviços que foram contratados”, explicou o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, Rogério Scarabel. Segundo ele, somente com a adequação dos problemas a situação poderá ser normalizada. (Com informações da ANS)