ANS suspende a comercialização de 12 planos de saúde
Proibição da venda começa a valer a partir de terça-feira (22/3). Serão suspensos 12 planos de seis operadoras devido a reclamações
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na quarta-feira (16/3) uma lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa, diante das denúncias relacionadas à cobertura assistencial. Serão suspensos 12 planos de seis operadoras devido a reclamações efetuadas no quarto trimestre. Conheça a lista neste link.
A proibição da venda começa a valer na próxima terça-feira (22/3). Ao todo, 83.286 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento.
A orientação da ANS é que o consumidor não contrate os planos de saúde suspensos e que, caso receba oferta para adquirir um desses planos, denuncie à ANS. No monitoramento, dois planos de saúde foram liberados da garantia de atendimento, mas continuarão suspensos por outros motivos.
A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. No período entre 1º de outubro e 30 de dezembro de 2021, foram analisadas 33.377 reclamações.
Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Neste ciclo, 11 planos de quatro operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.