metropoles.com

ANS instaura processos para apurar denúncias contra Prevent Senior

Agência diz que está tomando todas as providências possíveis para apuração dos indícios de infrações cometidas pela operadora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Prevent Senior
1 de 1 Prevent Senior - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou, nesta sexta-feira (1º/10), que instaurou processos, em 8/9 e em 20/9 para apurar as acusações contra a Prevent Senior, alvo de denúncias na CPI da Covid no Senado.

A ANS informou ainda que realizou diligências in loco e telefônicas, solicitou informações à operadora, enviou ofícios a médicos e ex-médicos e realizou reunião presencial com representantes da operadora. “As análises das informações estão em curso e são necessárias para subsidiar as decisões sobre medidas que venham a ser tomadas pela ANS”, diz a nota.

A Prevent Senior é suspeita de ter ocultado o número de mortes de pacientes em um estudo sobre uso da cloroquina para tratar a Covid-19.

A operadora de saúde também é acusada de ter pressionado a prescrição de medicamentos, como a própria hidroxicloroquina, ineficazes contra a doença pandêmica. O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito sobre o caso.

Em nota, ANS disse que monitora “de forma permanente, o setor de planos privados de assistência à saúde. Esse monitoramento é feito de diversas formas, principalmente por meio da análise de dados recebidos periodicamente das operadoras e das reclamações registradas por consumidores e prestadores de serviços de saúde nos canais de atendimento da Agência”.

Apuração dos indícios

“ANS está tomando todas as providências possíveis para apuração dos indícios de infrações à legislação da saúde suplementar e está atuando para um rápido retorno à sociedade dentro de suas atribuições. Importante esclarecer que nem todas as questões levantadas estão sob a regulação que compete à ANS”, completa.

A ANS afirma ainda que não tem competência para regular a atividade de profissionais e dos estabelecimentos de saúde.

Nessa quinta-feira (30/9), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 aprovou a convocação de Paulo Roberto Rebello, diretor-presidente da ANS, para prestar depoimento ao colegiado. Rebello deve informar quais procedimentos a agência tomou em relação ao caso da Prevent Senior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?