metropoles.com

ANPR declara apoio a Carlos Frederico para assumir cadeira no STJ

A Associação Nacional dos Procuradores da República declarou apoio ao subprocurador-geral da República para vaga na Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
foto-STJ
1 de 1 foto-STJ - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) defendeu, em nota, o nome do subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, para ocupar a vaga da ministra Laurita Vaz, que irá se aposentar no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ao declarar apoio ao subprocurador, a ANPR destacou a experiência de Carlos Frederico “nos temas discutidos pelo STJ, sua capacidade técnica e a atuação nos campos da implementação de direitos fundamentais, da defesa de populações tradicionais e comunidades indígenas, na repressão criminal e em defesa da Democracia”.

“É essencial que se garanta a presença na Corte de um ministro oriundo do Ministério Público Federal”, complementou a Associação.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu, no dia 15 de outubro, duas listas tríplices com nomes para sucessão de dois ministros da Corte, e as enviou para o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça sua escolha.

A primeira lista tríplice enviada pelo STJ a Lula é composta pelos desembargadores federais Carlos Brandão e Daniele Maranhão, do TRF-1, e Marisa dos Santos, do TRF-3. A segunda lista é composta por membros do Ministério Público e tem os nomes dos procuradores Sammy Barbosa, Maria Marluce Bezerra e do subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.

“A Associação Nacional dos Procuradores da República reafirma seu posicionamento de que, para manter a coerência com a estrutura dada pela Constituição Federal ao Superior Tribunal de Justiça, que privilegia a diversidade de origens e de experiência de seus membros, tanto no âmbito federal quanto estadual, é essencial que se garanta a presença na Corte de um ministro oriundo do Ministério Público Federal”, escreveu a ANPR.

Segundo revelado pelo Metrópoles, na coluna de Igor Gadelha, Lula está “sem pressa” para bater o martelo sobre quem indicará para as duas vagas no STJ. Outro ministro do Planalto revelou que antes de definir o STJ, Lula pretende escolher um nome da lista tríplice para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que está na mesa dele desde agosto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?