Aniversário de 1 ano com tema de médicos e cientistas viraliza na web
Comemoração foi em homenagem a infectologistas e pesquisadores que falam diariamente sobre a pandemia do coronavírus no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A comemoração do aniversário de um ano do pequeno Antônio, na cidade de Goiás, antiga capital goiana, viralizou nas redes sociais pelo tema escolhido pela mãe, a jornalista Sílvia Amélia de Araújo, de 40 anos. No bolo, a homenagem foi para profissionais que atuam no esclarecimento e combate a pandemia de coronavírus no Brasil, e que participam de programas de uma emissora de televisão.
1 ano do meu filho hoje. Meu marido lamentou que o menino ainda não é fã de nenhum personagem infantil. Disse q a culpa é minha pq passo a manhã vendo infectologistas e outros pesquisadores dando entrevista na @GloboNews … Por isso este foi o bolo do aniversário: pic.twitter.com/4POaziTIHo
— Silvia Amélia (@silviamelia) March 5, 2021
Antônio Araújo França, chamado de Tonico pela família, completou 1 ano nessa quinta-feira (4/3). No topo do bolo foram colocadas as fotos dos biólogos Átila Iamarino e Natalia Pasternak; os infectologistas Jamal Suleiman e Unaí Tupinambás; e a pneumologista Margareth Dalcolmo.
“Eu não tenho nada contra personagens infantis. Antônio ainda vai ter aniversário de Homem-Aranha, Batman etc, o que ele quiser. Mas eu realmente não tive cabeça pra assistir desenho animado com ele neste ano de pandemia”, disse a jornalista.
De acordo com a mãe do bebê, Antônio foi ensinado a bater palmas para os cientistas. “Ensinei o menino a aplaudir empolgado os atuais heróis desse mundo virado do avesso em que ele nasceu: os pesquisadores, os médicos que encaram o vírus de frente, os divulgadores da ciência”, ressaltou ela.
Sílvia, que é natural de Minas Gerias, mora na Cidade de Goiás há seis anos. Segundo ela, o bebê já reconhece os profissionais. “Tonico vibra comigo. Eu digo “olha lá, meu amor, a nossa querida dra Margareth!”. Ele ri e aplaude. “Eita, Tonico, tô achando o dr Jamal tão triste com a situação do Brasil…”, e o bebê me olha consternado, “e a gente gosta muito dele, não gosta?”. Ele sorri que sim”, afirma ela.
A postagem do aniversário tem quase 10 mil curtidas. “Achei que estava fazendo uma brincadeira entre os meus amigos. Não esperava a repercussão. Eu recebi mensagens de várias pessoas, da Natália Pasternak, que foi super fofa, e até do doutor Jamal, no meu celular. Eu sou super fã dele”, disse a jornalista.
Pelo Twitter, Sílvia agradeceu as felicitações da biólogo para Antônio.
Gente, minha musa falou diretamente comigo!!! Vou guardar o print desse twitter pra mostrar pro meu filho no futuro qdo ele for capaz de entender a época em que nasceu. Muito obrigada, @TaschnerNatalia ! Continue seu corajoso trabalho! ♡ https://t.co/hreSRmRYtP
— Silvia Amélia (@silviamelia) March 5, 2021
“Espero que quando crescer Tonico ache legal a escolha que eu fiz para decorar seu bolo de aniversario. Ela representa bem o seu primeiro aninho de vida. Apesar de toda a treva em que estamos afundados, meu bebê completar um ano foi lindo demais”, completou Sílvia.
Situação grave
O surto de casos de Covid-19 ligou uma bomba-relógio em Goiás, com a espera de 300 pessoas na fila por uma vaga em unidades de terapia intensiva (UTI) ou enfermarias destinadas a tratamento de pacientes com a doença.
A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 chegou a 97% na manhã desta sexta-feira. É uma das maiores já registradas no estado. O índice tem se mantido acima de 90% no estado praticamente desde o mês passado, apesar da constante abertura de novas vagas em UTI.