Governo do RS lança plano para ajudar animais vítimas das enchentes
Governo do RS anunciou plano que visa ajudar animais em situação de vulnerabilidade vítimas das enchentes no estado
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta sexta-feira (31/5), a criação de um plano que visa ajudar animais em situação de vulnerabilidade após as enchentes que atingiram o estado. A ação é uma parceria com o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD).
Intitulado Plano Estadual de Ação de Resposta à Fauna, a medida irá abranger ações de resposta com os governos federal, estadual, municipal e da defesa civil, além do apoio de organizações não governamentais e da sociedade civil em geral.
O plano será coordenado por um gabinete de crise montado em Porto Alegre pela Divisão de Política Públicas para Animais (DIPPA) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA).
O governo estadual atuará no apoio administrativo, jurídico, de articulação e ligação, coordenação de logística, abastecimento, gestão de informação, de operações e recursos, além de assessoria de comunicação.
Segundo dados divulgados pelo governo gaúcho, o GRAD Brasil será responsável por três áreas de atuação: a coordenação de busca, resgate e salvamento de animais; a coordenação de abrigos, suporte médico e assistência para os animais resgatados; e o gerenciamento de recursos para o resgate e assistência aos bichinhos.
Plano de adoção
Além da ação integrada com o governo do Rio Grande do Sul, a GRAD pretende lançar uma plataforma em parceria com a Animal Tag e o site Pet RS para facilitar a adoção de animais resgatados no estado.
A medida, segundo o grupo de voluntários, visa agilizar o processo de identificação e cadastro de animais em abrigos estado; a triagem para adoção; e o auxílio para tutores que buscam pets perdidos.