Anielle condena abordagem da PM no RJ: “Violenta e irresponsável”
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, se manifestou sobre a abordagem a jovens negros, filhos de diplomatas, no RJ
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, se manifestou nesta sexta-feira (5/7), sobre o caso dos jovens negros, filhos de diplomatas, que sofreram uma abordagem com armas em punho de policiais militares do Rio de Janeiro.
A titular da pasta informou que oficiou as secretarias da Polícia Civil e da Polícia Militar no Rio e que dialoga com o Itamaraty e outros órgãos do governo para acompanhar as investigações.
“Quero expressar minha solidariedade aos jovens que foram abordados de forma violenta e irresponsável no Rio de Janeiro e às suas famílias. Merecem todo repúdio e indignação a conduta dos policiais gravada em vídeo”, disse a ministra em uma publicação no X (antigo Twitter).
“Não podemos permitir que a seletividade racial siga sendo critério para abordagens policiais”, completou.
Abordagem violenta
⏯️RJ: filhos de diplomatas, jovens negros acusam PMs de conduta racista
Grupo de jovens, filhos de diplomatas, foi abordado por policiais de forma truculenta, em Ipanema (RJ). Ação foi registrada por câmeras
Leia: https://t.co/bt3sc2PkAd pic.twitter.com/A7WpQeq5Ot
— Metrópoles (@Metropoles) July 5, 2024
Policiais militares do Rio de Janeiro são acusados de racismo após uma abordagem a adolescentes negros e filhos de diplomatas, com idades entre 13 e 14 anos, em Ipanema, na zona sul.
A ação policial foi registrada por uma câmera de segurança, que mostra os agentes saindo da viatura armados e abordando os jovens, que não são brasileiros, de forma truculenta.
Após o caso, o Itamaraty convocou os embaixadores do Gabão e de Burkina Faso para pedir desculpas oficiais em nome do governo brasileiro.