metropoles.com

Anel de fogo: eclipse solar anular poderá ser visto no Brasil. Entenda

O eclipse solar anular ocorrerá nesta quarta-feira (2/10) e será visível em algumas regiões do Brasil. Próximo fenômeno só ocorre em 2027

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de eclipse solar anular - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de eclipse solar anular - Metrópoles - Foto: Getty Images

Na próxima quarta-feira (2/9), os amantes da astronomia poderão apreciar um espetáculo raro e fascinante no céu: um eclipse solar anular.

Durante o evento, a Lua passará entre a Terra e o Sol, mas devido à sua distância maior da Terra, não conseguirá encobrir completamente o disco solar. O resultado será o surgimento de um “anel de fogo” ao redor da Lua .

O fenômeno será parcialmente visível em várias partes do Brasil, especialmente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte da Bahia.

Nas proximidades da fronteira com o Uruguai, particularmente na cidade de Chuí, o eclipse será mais intenso, com até 93% do Sol encoberto. Contudo, o anel de fogo completo não poderá ser visto no Brasil.

3 imagens
Eclipse solar anular
Eclipse solar anular
1 de 3

Eclipse solar anular

Getty Images
2 de 3

Eclipse solar anular

Getty Images
3 de 3

Eclipse solar anular

Getty Images

Onde o eclipse solar anular será mais visível?

A América do Sul será um ponto privilegiado para a observação deste eclipse. Na Argentina e no Chile, em especial nas regiões centrais e sulistas, o “anel de fogo” será visível em sua totalidade.

Outros países como Bolívia, Peru e Uruguai também terão uma visão parcial, semelhante ao Brasil. O ponto máximo do eclipse está previsto para às 18h39 (horário de Brasília), sendo mais perceptível nas áreas mais próximas à linha central do fenômeno.

Apesar de não haver visualização completa do eclipse no Brasil, os observadores poderão presenciar um belo momento no final da tarde. Óculos de proteção devem ser usados para não prejudicar a visão.

O que é um eclipse solar anular?

Um eclipse solar anular difere de um eclipse solar total. No eclipse total, a Lua cobre inteiramente o Sol, bloqueando a luz por alguns minutos e criando um momento de escuridão total.

Já no eclipse anular, a Lua está mais distante da Terra, o que faz com que ela pareça menor no céu. Essa diferença de tamanho impede que o disco solar seja completamente coberto, deixando visível um círculo brilhante ao redor da Lua — o famoso “anel de fogo”.

Este fenômeno ocorre na área conhecida como “antumbra”, onde o anel de luz é plenamente visível. Fora dessa região, em uma área chamada “penumbra”, o eclipse será apenas parcial.

Próxima eclipse solar anular acontece em 2027

Quem perder o eclipse solar anular deste ano precisará esperar até 17 de fevereiro de 2027, quando um novo evento ocorrerá, sendo visível em partes do sul da África.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?