metropoles.com

Aneel retira de pauta reajuste das tarifas da usina de Itaipu

No ano passado, a tarifa cobrada pela usina aumentou 46,14% e foi uma das principais causas do tarifaço do início deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos Públicas/Divulgação
Itaipu_Aerea
1 de 1 Itaipu_Aerea - Foto: Fotos Públicas/Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) retirou de pauta o reajuste da tarifa da usina de Itaipu. O motivo não foi informado pela diretoria do órgão regulador.

No ano passado, a tarifa cobrada pela usina aumentou 46,14% e foi uma das principais causas do tarifaço do início deste ano. O reajuste foi elevado porque a Aneel autorizou o repasse das despesas da Eletrobras com o risco hidrológico ao longo de 2013

Neste ano, o risco hidrológico de Itaipu já está sendo pago por meio da arrecadação do sistema de bandeiras tarifárias. Por isso, a expectativa é que o aumento seja inferior ao patamar registrado no ano passado.

Por outro lado, como a tarifa da usina é cobrada em dólar, é esperado que a valorização da moeda dos EUA frente ao real pressione a tarifa para cima.

Transferência
A Aneel homologou e adjudicou parcialmente o resultado do leilão das hidrelétricas antigas, realizado em 25 de novembro. Com o ato, as usinas Jupiá e Ilha Solteira, arrematadas para China Three Gorges, foram oficialmente transferidas para a empresa.

A CTG se adiantou em relação aos prazos formais do leilão e, por isso, teve a homologação e adjudicação já na reunião de hoje. As outras empresas que arremataram usinas na licitação, como Cemig, Copel, Celg, Celesc e Enel, terão os processos analisados na reunião da próxima semana.

Para administrar as usinas, a CTG criou a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Rio Paraná Energia. A assinatura do contrato de concessão está prevista para 30 de dezembro.

No leilão, a CTG arrematou as usinas sem deságio e se comprometeu a pagar uma outorga de R$ 13 bilhões. A primeira parcela, de R$ 9 bilhões, deverá ser paga em 30 de dezembro. Juntas, as duas usinas, que pertenciam à Cesp, possuem quase 5 mil MW de potência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?