Aneel mantém bandeira verde em junho e conta de luz não terá adicional
Falta de tarifa adicional está vigente desde abril de 2022 e vigora, com a nova decisão, em todo o primeiro semestre do ano, ressalta Aneel
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (26/5), a bandeira tarifária para a conta de energia no mês de junho. A bandeira verde continua a ser adotada, ou seja, não há cobrança de tarifa adicional.
“A sinalização, que indica condições favoráveis de geração de energia, é válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (Sin) – a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro”, explica a agência em nota.
Com a manutenção, a bandeira verde esteve vigente durante todo o primeiro semestre do ano de 2023. A Aneel mantém a ausência de taxa adicional desde abril de 2022.
Os reservatórios de hidrelétricas foram beneficiados, recentemente, com o período de chuvas no país.
“A oferta abundante de recursos de origem hidráulica tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país. O nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento”, ressalta a Aneel.