André Mendonça encerra dois inquéritos contra Cláudio Castro no STJ
Dois inquéritos foram encerrados por determinação do ministro André Mendonça, do STF, nessa quinta-feira (10/10)
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça determinou, nessa quinta-feira (10/10), o encerramento de dois inquéritos contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que estavam em tramitação no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O advogado do governador, Daniel Bialski, confirmou o “trancamento dos inquéritos” que tramitavam no STJ. De acordo com eles, a decisão do STF reconhece “as ilegalidades e os abusos nas espúrias investigações promovidas” contra Castro.
“E, em respeito às regras processuais e ao segredo de Justiça imposto aos autos, se limita a elogiar a brilhante decisão proferida que, uma vez mais, respeitou os direitos e garantias fundamentais, dando fim aos nulos procedimentos”, destaca a defesa do governador.
Indicado pela PF
A Polícia Federal indiciou Cláudio Castro pelos crimes de corrupção passiva e peculato em julho deste ano. O atual governador é investigado desde 2023, com autorização do STJ.
Ele é suspeito de envolvimento em um esquema em mandatos anteriores, quando era vereador e vice-governador do Rio.
Segundo as investigações da PF, Cláudio Castro recebeu, aproximadamente, R$ 400 mil em pagamentos indevidos entre 2017 e 2019, período em que foi vereador do Rio e vice-governador do estado.