metropoles.com

Anatel notifica operadoras para começar a liberar o X no Brasil

De acordo com a Anatel, cabe a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar a ordem judicial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Metropoles @weyalves_
imagem colorida da Rede X e o STF ao fundo
1 de 1 imagem colorida da Rede X e o STF ao fundo - Foto: <p>Wey Alves/Metropoles<br /> @weyalves_</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a notificar, nesta quarta-feira (9/10), as prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil para que comecem a liberar o acesso ao X após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a agência, “caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial”. Com isso, o tempo para a execução do desbloqueio dependerá das medidas empregadas por cada operadora.

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou, no início da noite de terça-feira (8/10), a retomada da rede social no país, após o cumprimento de ordens judiciais. O X estava bloqueado desde 30 de agosto deste ano.

A decisão de suspensão foi motivada, à época, pela ausência de representante legal da plataforma no Brasil e, também, pela falta de pagamento de multas aplicadas pela Justiça brasileira.

Após o restabelecimento da representação legal, a indicação de novos advogados no país e o depósito de R$ 28,6 milhões em multas, o ministro Alexandre de Moraes determinou o desbloqueio da rede social.

Aval da PGR

A decisão de bloqueio do X foi referendada pela 1ª Turma do STF. Assim que a plataforma cumpriu as condições determinadas, Moraes encaminhou o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR), e a instituição deu aval para o desbloqueio.

“Decreto o término da suspensão, autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil internet Ltda. em território nacional e determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, escreveu o ministro na decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?