Anatel expede medida cautelar para coibir robôs do telemarketing
Os chamados robocalls realizam até 100 mil chamadas diárias e desligam a ligação depois que ela é atendida
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu, na noite desta sexta-feira (3/6), medida cautelar para coibir a ação dos robôs utilizados por empresas de telemarketing.
Em dez dias, as prestadoras de serviço de telecomunicação devem informar, à agência, a lista de usuários que fazem chamadas automatizadas e irregulares. A partir daí, os números serão bloqueados por 15 dias, caso ultrapassem 100 mil chamadas diárias com duração de zero a três segundos.
As empresas também vão precisar enviar relatório à Anatel sobre o controle dos bloqueios. De acordo com a autarquia, a prática caracteriza “uso indevido dos recursos numeração e dos serviços de telecomunicações”.
“O descumprimento das medidas impostas pela cautelar sujeita as prestadoras de serviços de telecomunicações e os usuários ofensores identificados à aplicação de multa de até R$ 50 milhões pela agência”, esclarece a Anatel.
A medida cautelar será publicada no Diário Oficial da União (DOU) da próxima segunda-feira (6/6) e terá vigência de três meses.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.