metropoles.com

Anatel aprova edital para leilão do 5G

A tecnologia promete velocidades até 20 vezes superiores às do 4G, com maior consumo de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Angelica Reyes/Unsplash
Celular
1 de 1 Celular - Foto: Angelica Reyes/Unsplash

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital para o leilão de frequências do 5G. O documento será enviado agora para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é de que o certame aconteça ainda no primeiro semestre de 2021.

A tecnologia 5G é a quinta geração das redes de comunicação móveis. Ela promete velocidades até 20 vezes superiores às do 4G, com melhor consumo de vídeos, jogos e ambientes em realidade virtual. Será a maior licitação de espectro da história do país.

O presidente do órgão regulador, Leonardo Euler de Morais, trouxe nesta quinta-feira (25/2) voto divergente da proposta original do relator, Carlos Baigorri, apresentada no dia 1º de fevereiro.

O conselheiro Moisés Queiroz Moreira, por sua vez, apresentou uma proposta aderente à de Baigorri, com alguns ajustes e acolhimento de parte das propostas de Morais. Essa última proposta foi aprovada por 3 votos (Baigorri, Moreira e de Vicente Aquino) a 2 (Morais e Emmanoel Campelo).

O edital manteve a proposta de lotes regionais para a faixa de 3,5 GHz, radiofrequência em que o 5G será ofertado, e o uso de todo o espectro disponível, de 400 MHz. Assim, haverá lotes de 80 MHz, sendo, a princípio, quatro de abrangência nacional e um subdividido em oito regionais – com alcance menor, voltado para os municípios com menos de 30 mil habitantes e a pequenos provedores.

A Anatel manteve a proposta de Baigorri sobre os padrões tecnológicos no uso da faixa 3,5 GHz, que exigirão a construção de redes inteiramente novas – puramente de 5G (standalone) – e investimentos pesados das companhias. Vivo e Claro contavam com uma migração mais suave, na qual poderiam utilizar parte das atuais estruturas de 4G para aos poucos chegarem aos padrões da quinta geração, e Morais se manifestou a favor da proposta. Já a TIM defendia o novo padrão desde já.

Ferrari

Para Baigorri, o novo padrão é o que, de fato, pode entregar a qualidade esperada para o 5G. Ao Broadcast, no início do mês, ele disse que esse padrão poderia ser comparável a uma Ferrari, enquanto o outro seria um Fusca. Nesta quinta, disse que não desejava um 5G “meia-boca” ou “para poucos”.

“Esse é um dilema que se coloca na hora de propor a política pública. Impor o novo padrão não segue a lógica do mercado neste momento, mas no meu entendimento a política pública se sobrepõe à lógica do mercado”, afirmou o relator.

A reunião da Anatel para debater o edital começou às 15h, mas as discussões se estenderam até as 21h. Por isso, a entrevista coletiva que seria realizada nesta quinta-feira (25/2) ficou para sexta-feira (26/2) às 10h.

4 imagens
Já a TIM defendia o novo padrão desde já
1 de 4

A reunião da Anatel para discutir o edital começou às 15h

2 de 4

Já a TIM defendia o novo padrão desde já

Getty Images
3 de 4

Angelica Reyes/Unsplash
4 de 4

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?