Anápolis: vacinação com 2ª dose ultrapassa 83% da população cadastrada
Mais de 90% dos cadastrados para vacina contra Covid já receberam a 1ª dose da vacina e 83% a 2ª. Município desobrigou o uso de máscaras
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Com a maior parte da população cadastrada tendo recebido a primeira dose e 83% a segunda, Anápolis vai se afastando cada dia mais da rotina que, nos últimos dois anos, modificou a vida da população. De acordo com a prefeitura da cidade, a 55 km da capital goiana, desde o início da pandemia foi estruturado um fluxo organizado na rede municipal de saúde para prestar atendimento aos cidadãos que contraíram coronavírus.
Unidades de saúde foram designadas para receber exclusivamente casos da doença. Além disso, a cidade criou leitos próprios para garantir suporte médico à população local, se diferenciando dos municípios que dependiam da regulação estadual ou da rede privada para oferta de vagas.
Sustentando a estratégia responsável por minimizar os impactos negativos da Covid entre os anapolinos, Anápolis liderou o processo de vacinação no Estado e desenvolveu caminhos para facilitar o acesso e manter o controle de imunizados.
Com o cadastramento online, a coleta de informações ganhou agilidade, sistematizando rapidamente o grupo populacional apto a receber a vacina e estabelecendo prioridade entre faixas etárias e características de vulnerabilidade diante da doença, como as comorbidades.
Crianças
A liberação para crianças foi o último passo para a abertura total a públicos passíveis à imunização, combinando o calendário de entrega das vacinas com a preparação antecipada do município, que sempre abriu o cadastramento antes da chegada das doses.
Recentemente, outra medida foi tomada para ampliar o alcance da campanha. Equipes de vacinação têm ido a escolas da rede municipal, que funcionam como pontos temporários de imunização.