metropoles.com

Anápolis lança campanha de combate à violência sexual infanto-juvenil

Programação do Maio Laranja, promovido por Anápolis (GO), terá peças de teatro, palestras e ações de rua

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ana Laura Zanni/Prefeitura de Anápolis
goias anapolis campanha faça bonito
1 de 1 goias anapolis campanha faça bonito - Foto: Ana Laura Zanni/Prefeitura de Anápolis

Goiânia – O município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, lançou neste mês a campanha do Maio Laranja, de conscientização contra o abuso e a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes. O início das atividades se deu na última sexta-feira (12/5).

A roda de conversa aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença de educadores, servidores, sociedade civil e autoridades que fazem parte rede de proteção da criança e adolescente de Anápolis, como o juiz da Vara da Infância e da Adolescência, Carlos Limongi, que mediou o debate na companhia da secretária de Integração, Eerizania Freitas.

“Precisamos nos unir nessa causa, trabalhar efetivamente no combate a qualquer tipo de violência à criança e adolescente, não pelo que é garantido na constituição, mas principalmente porque elas são o futuro do nosso país. Precisamos de cada um lutando contra esse mal que assola nossa sociedade”, afirmou Limongi.

No Brasil, um estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que, entre 2017 e 2022, foram registrados 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável com vítimas de até 19 anos, o que representa uma média de quase 45 mil casos por ano. De todos os envolvidos, 62 mil vítimas são crianças de até 10 anos. Isso significa que a cada 15 minutos uma criança é violentada sexualmente no país.

“Além da violência sexual, que é a mais relatada, ainda temos a violência física, a psicológica, a moral, a lesão autoprovocada. Tudo isso pode gerar comportamentos diferentes por parte da criança e adolescente, como timidez ou extroversão exagerada, introspecção, agressividade. Precisamos mudar essa realidade e somente com o apoio e a mobilização de toda a sociedade é que conseguiremos fazer a diferença no local em que estivermos”, comentou Eerizania Freitas.

A mobilização da campanha já vem acontecendo desde o início do mês nas escolas e CMEIs da rede municipal de Educação, assim como por meio da realização de rodas de conversas e palestras. E mais ações estão previstas para as próximas semanas, como peças teatrais para estudantes do Programa Integração e do Projeto Forças no Esporte (Profesp) e capacitação de toda a rede de proteção.

Já no dia D da campanha, 18 de maio, acontecerá uma blitz educativa em várias locais da cidade. No dia 21 terá o seminário Maio Laranja, com o tema “O Enfretamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes de Anápolis”, e a participação do palestrante Dr. Heitor Moreira de Oliveira, juiz de direito titular da vara de Rio Grande da Serra, em São Paulo.

A campanha denominada “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” é realizada nacionalmente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil em parceria às Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Em Anápolis, é promovida pela Prefeitura de Anápolis, pelo Juizado da Infância e da Juventude e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e com o apoio de toda a rede de proteção, que inclui conselhos de direito, Ministério Público, IML, Conselho Tutelar, Tribunal de Justiça, Câmara Municipal, imprensa, Secretarias Municipais e Ordem dos Advogados do Brasil.

Confira a programação:

Durante todo o mês – Palestras e ações nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação

15 e 16 de maio
Peça Teatral: Um Lugar Sensível
Público: Estudantes do Programa Integração
Horário: 9h e 14h
Local: Teatro Municipal

17 de maio
Peça Teatral: Um Lugar Sensível
Público: Crianças do Forças no Esporte (PROFESP)
Horário: 9h
Local: Base Aérea de Anápolis

17 de maio
Palestra: Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Público: Adolescentes do Forças no Esporte (PROFESP)
Horário: 14h30
Local: Base Aérea de Anápolis

18 de maio
Blitz Educativa: Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Horário: 8h30 às 10h30
Locais: Semáforo em frente ao SESI Jaiara, Viaduto da Av. Goiás com a Av. Brasil, Terminal Urbano de Anápolis e Posto da PRF (sentido Brasília)
Encerramento: Praça Bom Jesus às 11h

19 de maio
Dia “D”: Plantando Sementes e Colhendo Flores
Horário: 9h às 10h
Local: CMEI Professora Cinthya Rodrigues Costa dos Santos

19 de maio
Dia “D”: Plantando Sementes e Colhendo Flores
Horário: 14h às 16h
Local: Colégio Estadual Adolpho Batista

23 de maio
Seminário Maio Laranja com o palestrante Dr. Heitor Moreira de Oliveira (Meritíssimo Juiz de Direito Titular da Vara de Rio Grande da Serra – SP)
Público: Aberto ao público geral
Horário: 8h às 17h
Local: Teatro Municipal de Anápolis
Inscrições pelo site: https://abre.ai/maiolaranjaanapolis

Com informações da Prefeitura de Anápolis

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?