Anápolis lança campanha de combate à violência sexual infanto-juvenil
Programação do Maio Laranja, promovido por Anápolis (GO), terá peças de teatro, palestras e ações de rua
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, lançou neste mês a campanha do Maio Laranja, de conscientização contra o abuso e a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes. O início das atividades se deu na última sexta-feira (12/5).
A roda de conversa aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença de educadores, servidores, sociedade civil e autoridades que fazem parte rede de proteção da criança e adolescente de Anápolis, como o juiz da Vara da Infância e da Adolescência, Carlos Limongi, que mediou o debate na companhia da secretária de Integração, Eerizania Freitas.
“Precisamos nos unir nessa causa, trabalhar efetivamente no combate a qualquer tipo de violência à criança e adolescente, não pelo que é garantido na constituição, mas principalmente porque elas são o futuro do nosso país. Precisamos de cada um lutando contra esse mal que assola nossa sociedade”, afirmou Limongi.
No Brasil, um estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que, entre 2017 e 2022, foram registrados 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável com vítimas de até 19 anos, o que representa uma média de quase 45 mil casos por ano. De todos os envolvidos, 62 mil vítimas são crianças de até 10 anos. Isso significa que a cada 15 minutos uma criança é violentada sexualmente no país.
“Além da violência sexual, que é a mais relatada, ainda temos a violência física, a psicológica, a moral, a lesão autoprovocada. Tudo isso pode gerar comportamentos diferentes por parte da criança e adolescente, como timidez ou extroversão exagerada, introspecção, agressividade. Precisamos mudar essa realidade e somente com o apoio e a mobilização de toda a sociedade é que conseguiremos fazer a diferença no local em que estivermos”, comentou Eerizania Freitas.
A mobilização da campanha já vem acontecendo desde o início do mês nas escolas e CMEIs da rede municipal de Educação, assim como por meio da realização de rodas de conversas e palestras. E mais ações estão previstas para as próximas semanas, como peças teatrais para estudantes do Programa Integração e do Projeto Forças no Esporte (Profesp) e capacitação de toda a rede de proteção.
Já no dia D da campanha, 18 de maio, acontecerá uma blitz educativa em várias locais da cidade. No dia 21 terá o seminário Maio Laranja, com o tema “O Enfretamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes de Anápolis”, e a participação do palestrante Dr. Heitor Moreira de Oliveira, juiz de direito titular da vara de Rio Grande da Serra, em São Paulo.
A campanha denominada “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” é realizada nacionalmente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil em parceria às Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Em Anápolis, é promovida pela Prefeitura de Anápolis, pelo Juizado da Infância e da Juventude e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e com o apoio de toda a rede de proteção, que inclui conselhos de direito, Ministério Público, IML, Conselho Tutelar, Tribunal de Justiça, Câmara Municipal, imprensa, Secretarias Municipais e Ordem dos Advogados do Brasil.
Confira a programação:
Durante todo o mês – Palestras e ações nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação
15 e 16 de maio
Peça Teatral: Um Lugar Sensível
Público: Estudantes do Programa Integração
Horário: 9h e 14h
Local: Teatro Municipal
17 de maio
Peça Teatral: Um Lugar Sensível
Público: Crianças do Forças no Esporte (PROFESP)
Horário: 9h
Local: Base Aérea de Anápolis
17 de maio
Palestra: Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Público: Adolescentes do Forças no Esporte (PROFESP)
Horário: 14h30
Local: Base Aérea de Anápolis
18 de maio
Blitz Educativa: Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Horário: 8h30 às 10h30
Locais: Semáforo em frente ao SESI Jaiara, Viaduto da Av. Goiás com a Av. Brasil, Terminal Urbano de Anápolis e Posto da PRF (sentido Brasília)
Encerramento: Praça Bom Jesus às 11h
19 de maio
Dia “D”: Plantando Sementes e Colhendo Flores
Horário: 9h às 10h
Local: CMEI Professora Cinthya Rodrigues Costa dos Santos
19 de maio
Dia “D”: Plantando Sementes e Colhendo Flores
Horário: 14h às 16h
Local: Colégio Estadual Adolpho Batista
23 de maio
Seminário Maio Laranja com o palestrante Dr. Heitor Moreira de Oliveira (Meritíssimo Juiz de Direito Titular da Vara de Rio Grande da Serra – SP)
Público: Aberto ao público geral
Horário: 8h às 17h
Local: Teatro Municipal de Anápolis
Inscrições pelo site: https://abre.ai/maiolaranjaanapolis
Com informações da Prefeitura de Anápolis