Anápolis inicia vacinação de idosos a partir de 75 anos
Imunizantes serão aplicado das 8h às 16h, em pessoas com cadastro prévio na página do Zap da Vacina, na internet. Risco na cidade é moderado
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Em formato drive-thru, idosos a partir de 75 anos de idade começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, neste domingo (28/2), em Anápolis, a 60 quilômetros de Goiânia. No total, a prefeitura disponibilizou seis pontos de vacinação para evitar congestionamento.
As vacinas serão aplicadas das 8h às 16h, em idosos que realizarem cadastro prévio na página do Zap da Vacina, na internet. Eles podem ser imunizados no viaduto da Avenida Brasil, uma das mais conhecidas na cidade, e na Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT).
Os idosos também podem ser imunizados em um dos quatro pontos fixos de vacinação da cidade, que ficam nas unidades de saúde da Vila União, Vila Norte e Filostro Machado, em regiões distintas.
Segunda dose
Além dos novos cadastrados, de acordo com a Prefeitura de Anápolis, também podem receber a imunização os idosos acima de 80 anos que foram vacinados e ainda necessitam da segunda dose. Na cidade, a situação de risco em relação à doença é moderada.
Neste último caso, segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Mirlene Garcia, para saber a data correta da segunda dose, é necessário identificar o dia da primeira e a data limite no cartão de vacinas.
“Aqueles que foram vacinados em domicílio e não são acamados também devem procurar um dos pontos de vacinação para receberem a segunda dose”, ressaltou a diretora. Ela lembrou que, a partir de 14 dias da primeira dose, a pessoa já pode receber a segunda.
O idoso deve levar documentos pessoais e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e de vacinação, caso tenha.
Até o momento, segundo a prefeitura, 13.832 pessoas foram vacinadas em Anápolis, considerando idosos a partir 80 anos de idade (1ª e 2ª dose) e profissionais da linha de frente da saúde.
Cadastro no Zap da Vacina
Para fazer o cadastramento, a pessoa deve acessar a página do Zap da Vacina na internet. de segunda a sexta, das 8h às 18h. O atendente vai pedir os documentos pessoais para fazer o cadastro e finalizá-lo.
Segundo a prefeitura, em casos de pacientes acamados, deve haver solicitação para que a vacina seja aplicada em domicílio.
Para dar mais celeridade, a prefeitura disse que ampliou o número de atendentes e reforça pedido para que, neste momento, somente pessoas do grupo prioritário de idosos com idade a partir de 75 anos façam o cadastro na internet.
Mais leitos
Depois de ser pressionado pelo risco de colapso iminente na rede hospitalar, o prefeito Roberto Naves (PP) anunciou, nesse sábado (27/2), que vai disponibilizar mais 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) exclusivos para pacientes do município no tratamento da doença.
Em vídeo publicado em seu Instagram, o prefeito alertou a população sobre a gravidade da doença. “Fica aqui mais uma vez o apelo para que todos vocês tenham consciência, sigam os protocolos e utilizem máscara e álcool em gel”, afirmou. “Agora, não tem como aumentar número de leitos. Não tem material humano, insumos nem espaço físico”, continuou.
Ver essa foto no Instagram
Com isso, a cidade passa a ter 60 leitos de UTI e 87 de enfermaria. Esse panorama faz a matriz de risco da cidade ficar em torno de 70% de ocupação, o que, segundo a prefeitura, representa risco moderado.
Em Anápolis, segundo informe epidemiológico divulgado na manhã deste domingo, foram confirmados 23.567 casos de Covid-19, com 492 mortes.
Na cidade, de acordo com levantamento oficial, 1.654 contaminados estão em isolamento e 123 deles, internados. No total, 21.284 pessoas já foram curadas, no município.
Em Goiás, de acordo com monitoramento do estado, já foram registrados 395.636 casos, com 8.510 mortes. Outros 247 óbitos estão em investigação. A taxa de letalidade da doença está em 2,15%.