metropoles.com

Anápolis inicia projeto para ter sustentabilidade e evitar alagamentos

De acordo com a gestão municipal, o objetivo do projeto é garantir segurança hídrica e sustentabilidade em toda a cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ana Laura Zanni/Prefeitura de Anápolis
imagem colorida apresentacao projeto anapolis
1 de 1 imagem colorida apresentacao projeto anapolis - Foto: Ana Laura Zanni/Prefeitura de Anápolis

Goiânia – O município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, apresentou um projeto de macrodrenagem urbana para a cidade, em parceria com a Bio Design, empresa que venceu o processo licitatório para elaboração e acompanhamento do projeto. A apresentação aconteceu no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (Ceitec), na manhã de segunda-feira (14/8).

“Sabemos dos problemas crônicos que Anápolis sempre enfrentou. Na Avenida Universitária tínhamos problema de alagamento; na Fernando Costa da mesma forma que, inclusive, levou o Parque da Jaiara embora e tivemos que refazer. Na Vila Formosa tínhamos uma erosão que ficou ali por décadas e trouxemos soluções para todas essas áreas”, comentou o prefeito Roberto Naves que acompanhou a apresentação do projeto.

Segundo o chefe do executivo, ainda há pontos críticos como, por exemplo, os trechos entre a Avenida Brasil com a Barão e Amazílio Lino, entre outros. “Tínhamos feito esse compromisso com a cidade de que traríamos soluções e nada melhor do que contratar uma empresa que é referência mundial, mas que é de alguém da nossa cidade, que conhece e ama Anápolis”, argumentou.

O projeto será divido em duas etapas, com ações de início início imediato e outras que serão implantadas no período de estiagem de 2024. “Então, é um plano que contempla todos os pontos críticos da cidade e Antônio El Zayek, conhecendo as bacias de Anápolis e nossa cidade como conhece, nos traz essas soluções com tecnologia de última geração”, ressaltou o prefeito.

Contenção de alagamentos

O consultor ambiental Antônio El Zayek, diretor da empresa especializada, realizou um diagnóstico prévio e elaborou propostas de Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) para melhorar a drenagem da água pluvial e conter os alagamentos. O objetivo é garantir segurança hídrica e sustentabilidade para Anápolis.

O ambientalista destacou que é necessário mudar a visão sobre drenagem.

“Tivemos a oportunidade de apresentar hoje, as propostas para mitigar as enchentes de Anápolis. Ao resolver as enchentes, teremos segurança hídrica, água para o futuro, uma cidade melhor, mais arborizada, mais verde. Com estrutura verde casada à estrutura cinza, para trazer mais qualidade de vida para as pessoas. Então não é só resolver as enchentes, mas transformar a cidade e ser e referência para o Brasil inteiro. Anápolis já saiu na frente, existem leis que permitem isso. Parabenizo à Prefeitura e a toda à gestão que possibilitou essa condição”, explicou Antônio El Zayek.

O secretário de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wederson Lopes, comentou que o plano será iniciado neste ano com início nos trechos mais críticos da Avenida Brasil, na Avenida Ayrton Senna, nas proximidades do Parque Onofre Quinam e no Andracel Center. A execução do plano começará com a criação dos jardins de chuvas para a captação das águas pluviais no trevo próximo à CMTT e ao Parque da Cidade. “É o Anápolis Investe, trabalhando para diminuir os transtornos gerados pelas chuvas em nossa cidade”, frisou.

Com informações da Prefeitura de Anápolis

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?