Anápolis (GO) terá polo de pós-graduação da UFG
Serão ofertados cursos de tecnologias analíticas e processos aplicados à indústria, cidades inteligentes e economia circular e segurança
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A Prefeitura de Anápolis (GO), por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização e da Universidade Federal de Goiás (UFG), assinaram, nessa quarta-feira (23/8), o termo de compromisso para implementar o polo de pós-graduação no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITec), com a oferta inicial de três cursos de especialização previstos para iniciar em outubro, conforme edital a ser divulgado em breve.
Nesse polo, serão ofertados cursos em três áreas que, segundo o pró-reitor de pós-graduação, Felipe Terra Martins, foram planejados em cima das demandas de formação de mão-de-obra especializada para a indústria de Anápolis. Os cursos de especialização são: tecnologias analíticas e processos aplicados à indústria, cidades inteligentes e economia circular e segurança em redes e sistemas. “Os três cursos ofertados estão dialogando com as necessidades da sociedade, sendo um na área de arquitetura e urbanismo, informática e o outro em química e análises farmacêuticas”, frisou.
Com a chegada desse reforço educacional no ensino superior do município, o prefeito Roberto Naves vislumbra um futuro próspero para cada anapolino que deseja se profissionalizar. “A universidade começa se instalar em Anápolis e funcionará aqui no CEITec, mas há possibilidade de que, nos próximos anos, os cursos de mestrado sejam implantados aqui no município”, pontuou o chefe do executivo na solenidade de assinatura que contou com a presença de várias autoridades, entre elas a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves e, também, do deputado estadual Antônio Gomide.
A parceria entre a prefeitura e a UFG vai ao encontro do objetivo de criação do CEITec. “Educação é a base que dá sustentação, ela que baseia todo o plano de futuro. O CEItec foi criado com essa finalidade. Já estamos com as startups aqui dentro e damos todo o suporte para poderem abrir sua empresa. E, além dos cursos técnicos, agora buscaremos os alunos de pós-graduação, lembrando que é na área dos setores que está no DNA anapolino”, destacou o vice-prefeito e secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Márcio Cândido.
A reitora da UFG, professora Angelita Pereira, afirmou que essa parceria com a prefeitura é uma maneira de estabelecer os laços com a cidade. “Esse convênio assinado com a Prefeitura de Anápolis é um marco importante. Digo que a UFG começa bem aqui na cidade, pois iniciamos com cursos de pós-graduação e eles abrem caminho, preparando o terreno para outros projetos e tipos de formação. Isso é um momento histórico na relação da universidade com o município”, celebrou.
Com informações da Prefeitura de Anápolis