metropoles.com

Anápolis (GO) tem sessão de livros em Braille em centro de diversidade

São mais de 300 livros literários e pedagógicos que auxiliarão estudantes da rede municipal de educação e comunidade em geral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Fotografia mostra mãos de mulher lendo livro em braille - Metrópoles
1 de 1 Fotografia mostra mãos de mulher lendo livro em braille - Metrópoles - Foto: GettyImages

Goiânia – Por meio do Centro Municipal de Atendimento à Diversidade (Cemad), o município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, busca tornar a educação cada vez mais inclusiva. A novidade é que agora o local conta com a sessão de livros em Braille, provenientes da Biblioteca Municipal Zeca Batista, que compõem o repertório de materiais didático-pedagógicos que são trabalhados com os alunos.

De acordo com a gestão municipal, a educação inclusiva é uma das prioridades da administração e vem ganhando atenção ainda maior com a implementação e execução de políticas públicas e projetos voltados para o tema.

Para Valdileya Prado, coordenadora do Cemad, o local e toda a comunidade só têm a ganhar com essa nova aquisição. “Com esse material que recebemos, temos a oportunidade de trabalharmos diariamente com nossos estudantes cegos e com baixa visão, através de livros que vieram para contribuir e enriquecer nossas aulas proporcionando a eles uma melhora na qualidade de ensino”, conta.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), tem ministrado diversos cursos, oficinas e workshops na área da inclusão. Durante o ano de 2024, todos os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) estão participando da formação Análise do Comportamento Aplicada, que envolve a avaliação, o planejamento e a orientação do comportamento dos estudantes que possuem alguma deficiência, especialmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Anápolis é uma das únicas cidades do País a adquirir o curso completo, que oferta gratuitamente aos servidores.

E, em breve, esse atendimento inclusivo vai ser ainda mais abrangente com a entrega da Clínica Escola do Autista, um projeto pioneiro que oferecerá o atendimento especializado e acesso a educação, igualdade de oportunidades e proteção social.

A clínica vai atender cerca de 400 estudantes por dia, em consultórios equipados e equipes multidisciplinares de profissionais habilitados para oferecer uma variedade de serviços médicos, psicológicos, fonoaudiológicos, nutricionais, psicopedagógicos, pedagógicos, orientação e outros.

Além disso, o espaço contará com comodidades como pátio coberto, estacionamento acessível, sanitários infantis e adaptados, refeitório, auditório, salas de acompanhamento pedagógico, sala de atendimento, administração educacional e ambientes de higienização.

Com informações da Prefeitura de Anápolis

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?