metropoles.com

Anápolis (GO) oferece curso sobre inclusão para professores da rede

Curso ABA – Análise do Comportamento Aplicada é ministrado para docentes do Atendimento Educacional Especializado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura de Anápolis
imagem colorida curso para professores anapolis
1 de 1 imagem colorida curso para professores anapolis - Foto: Divulgação/Prefeitura de Anápolis

Goiânia – O município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, oferece aos professores da rede municipal curso completo, de forma gratuita, sobre inclusão. De acordo com a gestão, o objetivo é continuar contribuindo com o trabalho dos docentes, criar ambientes educacionais adaptados e inclusivos e melhorar ainda mais a qualidade do ensino.

A Análise do Comportamento Aplicada, conhecida como ABA (Applied Behavior Analysis), é uma abordagem que envolve a avaliação, o planejamento e a orientação do comportamento dos estudantes que possuem alguma deficiência, especialmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio desta análise, as escolas e CMEIs da rede poderão traçar estratégias de ensino e atendimento conforme o comportamento individual de cada criança.

Para Juliana Siqueira, diretora de Inclusão, Diversidade e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação, o curso irá fornecer ainda mais embasamentos teóricos e práticos para que os professores de AEE desenvolvam as atividades na sala de atendimento. “A ABA realiza uma análise específica e aplica uma metodologia que antecede ao comportamento da criança, que são chamadas de competências pré-acadêmicas, como a atenção compartilhada, contato visual, coordenação motora grossa e fina, noção de espaço e tempo, entre outros. Somente depois de terem se apropriado destas competências é que os estudantes terão um pleno desenvolvimento daquelas que chamamos de acadêmicas, tais como o ler e o escrever”, pontua.

A rede municipal de educação de Anápolis tem atualmente mais de 80 professores de AEE, que atuam em conjunto com a equipe de professores regentes, cuidadores e professores de apoio, para as atividades executadas serem de qualidade e para que os estudantes tenham pleno desenvolvimento.

O curso é ministrado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), em parceria com a Start Escola de Capacitação Profissional. Os instrutores, Felipe de Souza e Mickaele Pabline, são psicólogos infantis e especialistas no comportamento aplicado à Educação Inclusiva. A formação tem carga horária de 100 horas e irá se estender até o mês de dezembro, com certificação e oficinas práticas ao final da jornada.

Com informações da Prefeitura de Anápolis

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?