Anápolis (GO) intensifica trabalho de combate à dengue
Período de chuvas se aproxima e com ele o alerta para os cuidados com a dengue, considerada uma das doenças mais frequentes no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O número de casos confirmados de dengue no município de Anápolis, a 55 km da capital goiana, segue em queda, contudo a aproximação do período de chuvas liga o sinal de alerta para reforçar os cuidados e ações de combate à doença.
Com esse cenário, agentes de endemias estão nas ruas fazendo visitas em residências de várias regiões da cidade. Nessa semana, equipes percorrerão os seguintes locais: Jaiara, Vila Feliz, Santo Expedito, Morada Nova, Polocentro, Vila Góis, Granville, Jardim Itália, Jandaia, Adriana Parque, Vila Nossa Senhora D’abadia, Parque Brasília I e II e Dom Felipe.
Conforme relata Gúbio Dias, diretor de Vigilância em Saúde, “a força tarefa de endemias já está agindo nas regiões onde historicamente há maior incidência de casos de dengue. Este trabalho estende-se durante todo o período chuvoso. As equipes mobilizadas se deslocam em conjunto para as regiões da cidade fazendo vistoria em residências, limpeza de terrenos, o recolhimento de pneus e outros objetos, sendo um trabalho de campo, de fato”.
População contra a dengue
O combate ao mosquito passa pela eliminação dos criadouros e, para isso, contar com a participação da sociedade é fundamental. Segundo o Ministério da Saúde, locais como caixas d’água e tambores correspondem a 39,6% dos focos de larvas do Aedes, seguidos por vasos, garrafas, calhas, lajes e depósitos naturais, que correspondem a 36,45%.
Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a dengue provoca febre, dores no corpo e articulações, manchas vermelhas, vômitos, dentre outros sintomas.
Importa ressaltar que o diagnóstico da doença deve ser feito por profissional capacitado, portanto, na ocorrência de alguma das manifestações clínicas citadas é necessário procurar uma unidade de saúde.
Com informações da Prefeitura de Anápolis