Anápolis debate inclusão da pessoa com deficiência no mercado
Município também anunciou criação do Fundo Municipal do Conselho de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, por meio da Secretaria Municipal de Integração – Assistência Social, Esporte, Cultura, Trabalho, Emprego e Renda, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDA), realizou o 1° Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Anápolis, que debateu a inclusão no mercado de trabalho.
O fórum aconteceu na quinta-feira (27/4), no auditório da UniEvangélica e teve palestras importantes, como a realizada por Janilda Guimarães de Lima, procuradora do trabalho que atua na inclusão das pessoas com deficiência no mercado.
“A reflexão de temas relativos aos direitos da pessoa com deficiência, especialmente a inclusão no mercado de trabalho, é de muita importância. As famílias precisam de orientações acerca das condutas a serem adotadas com seus filhos deficientes”, comentou a procuradora.
O evento teve ainda a participação do secretário de Educação, Alex Martins, e autoridades do legislativo municipal, conselheiros municipais, pessoas com deficiência, estudantes, clubes de serviço, entidades não governamentais e comunidade em geral.
Para a secretária municipal de Integração, Eerizania Freitas, o diálogo, a luta e o desejo por avanços nas políticas públicas para as pessoas com deficiência devem ser de todos. Por isso, na ocasião, anunciou a criação do Fundo Municipal do Conselho de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência que, a exemplo do Fundo Municipal da Pessoa Idosa e do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), poderá receber doações direcionadas pelo Imposto de Renda e doações diretas.
“Nós estamos falando de políticas públicas de inclusão e isso é garantia de direitos. A expectativa é que possamos avançar na implantação dessas políticas e, aqui, ouvindo vozes que nem sempre são ouvidas, daremos grandes passos nesse sentido”, ressaltou Eerizania.
Com informações da Prefeitura de Anápolis