Anac suspende venda de passagens para Aeroporto de Porto Alegre
Concessionária pediu uma interdição por mais 90 dias. Ministério de Portos e Aeroportos espera água baixar para avaliar situação
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou que a venda de passagens para decolagem ou aterrissagem no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), sejam suspensas.
Em nota, a agência explicou que tomou a decisão para resguardar os interesses dos usuários do transporte aéreo. “A ANAC determinou a suspensão imediata da comercialização de passagens aéreas para voos com origem e destino no aeroporto de Porto Alegre. A proibição da comercialização de passagens, que vigorará até nova avaliação pela Agência, abrange todos os canais de comercialização, inclusive sistemas que disponibilizem vendas por terceiros, como agências de viagem e outros intermediários que possam comercializar os bilhetes”, informou.
Além disso, o aeroporto só deve voltar a operar só em setembro deste ano. A concessionária que administra a plataforma, a Fraport, solicitou mais 90 dias de interdição. Com isto, a reabertura só será possível a partir de setembro.
A concessionária comunicou a medida por de um sistema onde se registram alterações e restrições de aeroportos no país, o Notam.
O aeroporto foi fechado no dia 3 de maio após chuvas avançarem sobre a pista e, posteriormente, sobre as instalações do Salgado Filho. A água danificou esteiras, terminais de atendimento entre outros equipamentos essenciais para para o funcionamento.
Um diagnóstico do que será necessário para restabelecer o funcionamento do aeroporto depende da baixa das águas. No momento, o cenário é de alta no principal manancial de Porto Alegre, o Guaíba. Ele está 74% acima do limite da cota de inundação.
Para amenizar a necessidade de deslocamentos aéreos no Estado, aeroportos regionais e bases da Força Aérea Brasileiras (FAB) forma mobilizados para o atendimento às demandas.
Os clientes que tenham bilhetes adquiridos, devem consultar as referidas companhias aéreas para saber com proceder em remarcações ou cancelamentos das viagens.