metropoles.com

Anac: preço das passagens aéreas tem alta de 29,5% em um mês

Um dos setores mais afetados pela pandemia, a aviação comercial recupera aos poucos o movimento que tinha antes da emergência sanitária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Avião - Banco de Imagens Aeroporto de Brasilia
1 de 1 Avião - Banco de Imagens Aeroporto de Brasilia - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

As passagens aéreas estão cada vez mais pesadas no bolso dos consumidores. A retomada do setor da aviação, um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19, ocorre devagar rumo aos níveis antes da emergência sanitária, mas o valor cobrado ao consumir segue em ritmo acelerado.

Em um mês, os preços das passagens aumentaram 29,5%. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e foram revelados pelo jornal O Globo.

Se comparado a março de 2021, o salto nos preços foi ainda maior: 68,6%. Entre os fatores que podem influenciar a alta, está o aumento do querosene de aviação (QAV) e o conflito entre Rússia e Ucrânia, que já ultrapassou 100 dias de duração.

Petrobras anunciou, na última quarta-feira (1º/6), mais um reajuste do QAV nas refinarias. O aumento pode chegar a até 11% em comparação à cotação do mês de maio.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o preço do litro do QAV acumula alta de 64,3% só no primeiro semestre deste ano.

“Esses dados comprovam a pressão diária que as empresas enfrentam com a alta dos custos estruturais, especialmente o preço do QAV, que tem sido impactado pela alta da cotação do barril de petróleo no mercado internacional, por causa da guerra na Ucrânia. A valorização do dólar em relação ao real também é um desafio cotidiano, já que metade dos custos do setor é dolarizada”, destaca o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?