Anac avalia relato de erro em fechamento de portas de aviões da Azul
Companhia estaria infringindo um procedimento de segurança. Agência foi provocada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Aviação (Anac) vai analisar uma denúncia de um possível desrespeito ao procedimento de fechamento das portas das aeronaves da Azul Linhas Aéreas.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas afirmou na última segunda-feira (16/9) que enviou um ofício à Anac para que a agência faça uma inspeção detalhada das operações da Azul. A Anac afirmou ao Metrópoles que vai avaliar “medidas cabíveis, caso necessário”.
Um vídeo institucional ao qual o sindicato disse ter tido acesso teria a afirmação de que os procedimentos para fechamento das portas serão iniciados, mesmo que ainda tenha passageiros em pé no avião.
“De acordo com o RBAC (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil) 121, todos os itens de bagagens devem estar armazenados de maneira segura antes do taxiamento ou push back, para garantir que a aeronave esteja dentro dos padrões de segurança estabelecidos pelas autoridades da aviação”, divulgou o sindicato.
A instituição acrescentou que já havia encaminhado, em junho, um ofício à Azul sobre supostas violações de procedimentos de segurança.
Procurada, a Azul informou seguir “rigorosamente todas as regras previstas” e acrescentou obedecer também recomendações de órgãos e agências internacionais.