metropoles.com

Ana Cañas canta para apoiadores de Lula. Cúpula do PT se reúne segunda

Militância petista mantém acampamento próximo à Superintendência da PF em Curitiba: vigília permanente enquanto ex-presidente estiver preso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp Image 2018-04-08 at 16.52.32
1 de 1 WhatsApp Image 2018-04-08 at 16.52.32 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Enviadas especiais a Curitiba (PR) – A militância do Partido dos Trabalhadores está determinada a manter acampamento na capital curitibana, a cerca de 200m da Superintendência Regional da Polícia Federal, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva for mantido preso nas instalações da PF. Cerca de 600 pessoas – de acordo com os organizadores – permanecem nas imediações do prédio onde Lula está encarcerado: há ordem judicial proibindo manifestações diante da superintendência. Nesta segunda-feira (9/4), a Executiva Nacional do PT se reúne na cidade para definir os próximos passos da mobilização.

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirmou, em entrevista no acampamento na tarde deste domingo (8), que a legenda classifica a prisão como política e não desistirá da candidatura do ex-presidente à Presidência da República. “A mobilização da militância trará Lula de volta para nós e fará dele presidente novamente”, afirmou.

Segundo a parlamentar, os apoiadores em Curitiba também descartaram oferta da prefeitura da capital paranaense para que o acampamento fosse transferido ao Parque Atuba, a cerca de 2km da sede da PF. “Nós não arredaremos o pé daqui e da luta pela liberdade do Lula. Esse é um ato político, uma vigília permanente de solidariedade ao (ex-) presidente” afirmou a parlamentar. Caravanas de todo o país devem chegar até terça-feira (10), elevando o público no local para 5 mil pessoas, de acordo com a expectativa do comando petista.

A transferência foi proposta porque a área atualmente ocupada não agrada o governo local, devido à proximidade com a superintendência da PF, e existe determinação judicial vedando manifestações (pró e contra o ex-presidente) em frente ao prédio. Na noite desta sexta-feira (7), quando Lula desembarcava para iniciar a execução de sua pena de 12 anos e 1 mês de reclusão, a Polícia Militar disparou bombas de gás e balas de borracha para dispersar os apoiadores, que, segundo a corporação, teriam forçado os portões da sede da Polícia Federal.

Houve tumulto e nove pessoas ficaram feridas. Três precisaram ser hospitalizadas. Mas todos já foram liberados. “Não há justificativa alguma para a polícia tratar com violência manifestantes pacíficos. Pedimos a abertura de uma sindicância para apurar o que aconteceu e porque houve truculência com um lado, enquanto o outro (de opositores) inclusive disparou fogos de artifício quando o helicóptero com Lula pousava sem haver qualquer consequência”, disse Gleisi Hoffmann.

Ainda de acordo com a presidente nacional do PT, a PF já teria concordado em abrir investigação sobre o caso, já que a corporação teria disparado a primeira bomba contra os manifestantes. A senadora informou ainda ter conversado com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Ele teria garantido o direito à mobilização dos simpatizantes do ex-presidente e cobraria providências.

Alívio na tensão
O clima ainda é tenso no local, e o acampamento pró-Lula é vigiado de perto por policiais militares: as autoridades de Curitiba montaram um forte esquema de segurança em torno do prédio da Polícia Federal.

Para animar um pouco os ânimos, nesta tarde a cantora Ana Canãs cantou para a militância, à capela, usando apenas um microfone e uma caixa de som. Os senadores Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias, que foram para Curitiba acompanhar a apresentação do líder petista aos agentes federais, sentaram-se ao chão para acompanhar o show da cantora de MPB. A artista se apresentou no meio da multidão (foto em destaque).

“Tomara que o presidente nos ouça lá do prédio da Polícia Federal”, disse Cañas. Ela cantou O Bêbado e O Equilibrista, música eternizada na voz de Elis Regina, enquanto militantes gritavam “Eu sou Lula” e “Lula livre”.

Veja imagens da mobilização dos apoiadores nesta tarde: 

9 imagens
1 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
9 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Próximos passos
Lindbergh Farias destacou que a reunião da Executiva do partido nesta segunda-feira definirá as próximas ações da sigla em apoio ao ex-presidente. Local e horário do encontro ainda não foram divulgados.

Segundo Gleisi Hoffmann, a cúpula petista tem recebido manifestações de lideranças internacionais repudiando a prisão de Lula e grupo de governadores estaria planejando visitar o ex-presidente nos próximos dias. Neste domingo, o político recebeu visita de seu advogado Cristiano Zanin Martins – só os defensores podem ter encontro com detentos no fim de semana.

Na saída, Zanin informou rapidamente a imprensa: Lula está “tranquilo e sereno”. Também se disse confiante de que a prisão do ex-presidente pode ser revertida, mas não adiantou as próximas estratégias da defesa.

“Por hora, o presidente está bem e nós vamos continuar com as medidas jurídicas para reverter essa prisão”, resumiu. “Nenhum detalhe agora eu tenho para vocês. O presidente está aqui, entendemos que ele não deveria estar. Acredito numa reversão no Supremo porque ela [a detenção] não é compatível com a nossa legislação”, concluiu Cristiano Zanin.

Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de reclusão, inicialmente em regime fechado, por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?