metropoles.com

Amor de genro: homem de 75 anos cuida de sogro de 89 até o fim

Sogro, de 89 anos, passou seus últimos quatro meses de vida sob o olhar cuidadoso e carinhoso do genro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Idoso passava os dias ao lado ddo genro
1 de 1 Idoso passava os dias ao lado ddo genro - Foto: Reprodução/Redes sociais

Pedro Pinto, de 89 anos, sempre teve uma saúde de ferro e vivia bem mesmo após a morte de sua esposa, há 15 anos. No entanto, há quatro meses, o idoso teve um AVC e precisou se mudar para a casa de uma das cinco filhas para viver sob seus cuidados. E foi lá que Pedro passou seus últimos meses de vida ao lado de quem viraria um grande companheiro.

Antônio Zorzal, de 75 anos, é casado há 40 anos com a filha de Pedro, Mathilde Pinto, mas nunca manteve uma relação próxima com o sogro. No entanto, após o AVC, a família determinou que o idoso se mudasse para a casa de Mathilde, por ter um espaço maior.

O local, em Domingos Martins, no Espírito Santo, é afastado da cidade e, por isso, a família decidiu fazer um rodízio entre os irmãos para que cada um passasse uma semana ao lado do pai. Porém uma companhia já era certa para Pedro: seu genro. Antônio passou a se dedicar a cuidar de Pedro, desde a alimentação até o horário do banho, e tudo sempre com muita paciência.

“Antônio é uma pessoa carinhosa, mas a gente se surpreendeu com o tamanho do sentimento”, diz Joviana Venturini, uma das filhas do idoso. Ela conta que a dupla costumava passar o dia conversando e vendo vídeos sobre a rotina no interior.

“Tinha um vídeo de um canal no YouTube que mostrava o dia a dia na roça e a gente ria, porque papai disse um dia para a gente: ‘Nossa, já mataram três porcos hoje’, só que era o mesmo vídeo três vezes”, relembra Joviana.

Até mesmo na hora da morte, Antônio esteve ao lado de Pedro. Minutos após rezarem, o idoso se despediu olhando para o genro.

Para Joviana, a mensagem que fica é amor. “Todo mundo participou um pouquinhos nos cuidados com o papai. Mas, o amor, não sei te explicar. Ele cuidou, foi carinhoso. Teve respeito no fim da vida. Para nós, foi lindo, foi muito emocionante.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?