Amigos e familiares se despedem do ex-deputado David Miranda no Rio
Corpo de David Miranda será cremado nesta quinta-feira (11/5), no Cerimonial Jardim de Santana, em Sulacap, em cerimônia reservada à família
atualizado
Compartilhar notícia
O corpo do ativista e ex-deputado federal David Miranda, de 37 anos, foi velado na tarde desta quarta-feira (10/5), no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a participação de amigos e familiares que se emocionaram durante a despedida.
A cerimônia foi aberta ao público e começou por volta das 14h. O corpo de David Miranda será cremado nesta quinta-feira (11/5), no Cerimonial Jardim de Santana, em Sulacap, em uma última homenagem reservada à família.
David Miranda era casado com o jornalista norte-americano Glenn Greenwald desde 2005 e deixa três filhos.
O político estava internado na Clínica São Vicente, no Rio, desde o dia 6 de agosto do ano passado devido a uma infecção e a uma inflamação grave no sistema gastrointestinal. Durante sua internação, David Miranda sofreu sucessivas infecções e um quadro de septicemia.
Confira a cerimônia:
David completaria 38 anos nesta quarta e iniciou a sua carreira política em 2016, quando foi eleito o primeiro vereador do Rio declarado LGBTQIA+ pelo PSol. Em 2019, o político assumiu o seu primeiro mandato como deputado federal e tinha como foco principal a defesa das minorias.
Participaram da cerimônia o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e as deputadas federais Sâmia Bonfim (PSol-SP) e Talíria Petrone (PSol-RJ). Além disso, compareceram ao velório o conselheiro do Tribunal de Contas do Município e ex-vereador Thiago K. Ribeiro; o diretor da Educafro, Frei David, e a jornalista Sônia Bridi.
David Miranda
O falecimento de David Miranda foi anunciado por Glenn Greenwald nas redes sociais.
“É com a mais profunda tristeza que eu comunico a morte do meu marido, David Miranda. Ele iria fazer 38 amanhã. Sua morte, no início desta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em paz, cercado por nossos filhos, pela família e por amigos”, escreveu o jornalista nort-americano.
It is with the most profound sadness that I announce the passing away of my husband, @DavidMirandaRio. He would have turned 38 tomorrow.
His death, early this morning, came after a 9-month battle in ICU. He died in full peace, surrounded by our children and family and friends. pic.twitter.com/wtRvGyJyGl
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 9, 2023
Diversas políticos prestaram suas homenagens ao ex-deputado, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).
Meus sentimentos ao @ggreenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais.
— Lula (@LulaOficial) May 9, 2023
Encerrou-se uma luta para David Miranda, que faleceu um dia antes de completar 38 anos. Lutou os últimos nove meses contra a doença que o atingiu.
Sua vida foi, toda ela, uma luta intensa. Menino pobre da favela, líder da juventude LGBTQIA+, vereador combativo, deputado federal… pic.twitter.com/s8LNakk0O2
— Marina Silva (@MarinaSilva) May 9, 2023