metropoles.com

Amianto: STF autoriza mineradora a retomar extração em Minaçu (GO)

Disputa judicial sobre extração do produto, que é considerado cancerígeno, se arrastava há cinco anos. STF tomou medida nessa segunda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Sama
Imagem colorida mostra usina de extração de amianto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra usina de extração de amianto - Metrópoles - Foto: Reprodução/Sama

Goiânia – O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a retomada da extração de amianto em Minaçu, no norte goiano. De acordo com a decisão da Corte, ao proibir a produção do amianto no país, não foi especificado se isso incluiria o transporte para exportação do produto, “deve ser privilegiado, nesse momento, a presunção de constitucionalidade da Lei 20.514/2019, do Estado de Goiás”.

A disputa judicial sobre o tema se arrasta em diversas esferas há cinco anos. No último mês de novembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) havia determinado que a mineradora Sama Mineração S/A, empresa do grupo Eternit, suspendesse imediatamente a extração, exploração, comercialização, beneficiamento, transporte e exportação do produto. No entanto, o Governo de Goiás, a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Minaçu recorreram dessa decisão.

Proibição

A exploração do amianto crisotila foi proibida no Brasil pelo STF em 2017 por conter substância classificada como cancerígena. Contudo, uma lei estadual de 2019 autorizou a retomada da exploração do produto apenas para exportação.

Briga judicial

A briga na Justiça pela autorização para explorar o amianto crisotila em Minaçu se arrasta desde 2017. Inicialmente, o STF proibiu a prática no Brasil. Desde então, a mineradora luta para atuar de forma legal e o Ministério Público Federal para suspender a atividade.

Decisões de diversas instâncias já concordaram com os diferentes lados da disputa, por vezes autorizando a exploração do minério e por outras determinando a paralisação das atividades da mineradora.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?