metropoles.com

Ameaças à Anvisa: “É inaceitável qualquer intimidação”, diz Pacheco

Presidente do Senado Federal criticou a politização em relação às decisões técnicas da agência reguladora, como a da vacinação infantil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se manifestou, nesta segunda-feira (20/12), em defesa dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que têm sofrido ameaças, e criticou a politização em relação às decisões da agência reguladora.

O parlamentar, todavia, não citou o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL), que reclamou de diretores da Anvisa que aprovaram a vacinação de crianças contra a Covid-19. A partir disso, servidores passaram a sofrer novas ameaças.

“Em nome da Presidência do Senado, me solidarizo com os colaboradores, direitos, servidores da Anvisa, na pessoa do seu presidente, almirante Barra Torres. É inaceitável qualquer intimidação ou ameaça por decisões que são tomadas livre e autonomamente, por uma agência reguladora com critérios técnicos e científicos”, declarou Pacheco.

“É lamentável que haja esse tipo de politização, capaz até de levar a discussão à raia de intimidações e ameaças desse tipo. A Anvisa tem a solidariedade e o apoio irrestrito para fazer o enfrentamento que precisa ser feito desta pandemia, e é necessário que este enfrentamento seja por critérios técnicos e científico e não por qualquer outro critério”, acrescentou.

Apesar da autorização da Anvisa para uso do imunizante Pfizer em crianças de 5 a 11 anos, divulgada na última quinta-feira (16/12), ainda não há expectativa para o início da imunização desse público no Brasil. Cabe ao Ministério da Saúde adquirir doses para essa população e incluí-la no Programa Nacional de Imunização contra a Covid.

Após Bolsonaro constranger os servidores, a Anvisa divulgou nota, na qual disse repudiar e repelir “com veemência” qualquer ameaça “explícita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias” do órgão. A agência reguladora informou, na tarde do domingo (19/12), que registrou novas ameaças nas últimas 24 horas e pediu proteção policiais aos seus servidores em todo o país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?