Ameaçado de extinção, filhote de golfinho é resgatado em praia de SC
O filhote de golfinho foi resgatado na Praia do Moçambique, em Florianópolis (SC), pela equipe da Associação R3 Animal
atualizado
Compartilhar notícia
Um filhote de golfinho da espécie toninha foi resgatado na Praia do Moçambique, em Florianópolis (SC), no último dia 24 de novembro. Após o salvamento, o animal, ameaçado de extinção, passa por reabilitação.
O salvamento foi realizado pela equipe da Associação R3 Animal, que toca o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. Segundo a entidade, este foi o primeiro resgate de uma toninha realizado em Santa Catarina neste ano. O bebê golfinho tem 78 cm de comprimento e 5,4 kg e estava encalhado na areia, sem sinais da mãe por perto.
“O encalhe pode ter diversas causas. A mãe pode ter ficado presa em uma rede de pesca, uma das principais ameaças à espécie, ou o filhote pode ter se perdido por outros motivos. Sem a mãe, ele não consegue sobreviver sozinho”, explica a veterinária Thais Carneiro.
A equipe manteve o animal hidratado, envolto em uma toalha e acomodado em uma piscina improvisada na areia, com água do mar até o reforço chegar. Em seguida, ele foi levado para o Centro de Reabilitação da R3 Animal, no Parque Estadual do Rio Vermelho.
Já no centro de reabilitação, o filhote foi colocado em uma piscina de água salgada. A equipe veterinária constatou que ele estava desidratado e hipoglicêmico.
A R3 informou que o filhote está sendo monitorado 24 horas por dia por uma equipe de veterinários, biólogos, tratadores e outros profissionais. “Durante essa fase, a toninha precisa ser alimentada, no máximo, a cada uma hora, para atender às necessidades calóricas essenciais ao seu crescimento. Uma fórmula desenvolvida especialmente para golfinhos está sendo administrada, inicialmente, por sonda”, afirmou a associação.
A reabilitação do golfinho é feita em ambiente controlado, com baixa luminosidade e silencioso, para garantir conforto ao pequeno animal.
“É um filhote que está crescendo sem a mãe, então tudo é uma novidade para ele. Quanto mais conseguirmos reduzir o estresse, melhor”, explica Thais Carneiro, médica veterinária da R3 Animal.
O protocolo de cuidados segue diretrizes da Aliança Internacional para Conservação das Toninhas (AFCR3), da qual a R3 Animal faz parte.