metropoles.com

Amazônia: 51% dos brasileiros rejeitam conduta de Bolsonaro

Segundo o Datafolha, mais da metade dos entrevistados avalia que a gestão do presidente está sendo péssima e outros 21% acham regular

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Bolsonaro12
1 de 1 Bolsonaro12 - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Mais de metade da população brasileira avalia o desempenho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) como ruim ou péssimo, em relação ao combate das queimadas e desmatamento na Amazônia. É o que mostra pesquisa do Datafolha, divulgada neste domingo (01/09/2019).

Segundo os dados, 51% dos entrevistados acreditam que a gestão do presidente está sendo péssima e outros 21% acham regular. Somente 25% dos brasileiros consideram as iniciativas ótimas ou boas.

A discordância pode ser explicada pela inimizade que Bolsonaro tem criado com países europeus que ofereceram ajuda para reflorestar a região. Em meio a uma troca de farpas do presidente com os líderes da França e Alemanha, 75% dos brasileiros avaliam que o interesse estrangeiro na Amazônia é legítimo. Outros 19% concordam em parte e apenas 13% discordam totalmente.

Sobre o assunto, 66% dos entrevistados acreditam que o Brasil deveria aceitar dinheiro de outros países para auxiliar no controle da região.

Ajuda

Durante o encontro do G7, que ocorreu no final do mês passado, o grupo dos países mais ricos do mundo ofereceu uma ajuda de 20 milhões de euros ao Brasil para o reflorestamento da Amazônia. Porém, o gesto não foi de agrado do presidente. Inicialmente, o Palácio do Planalto disse que Bolsonaro negaria a quantia, mas voltou atrás e afirmou que o chefe do Executivo federal ainda avalia a questão.

O motivo da recusa do dinheiro seria o desentendimento com o presidente francês, Emmanuel Macron, e outros líderes europeus, que culparam Bolsonaro pelas queimadas na região. Em resposta aos comentários contra seu mandato, o chefe do Executivo federal disse que Macron trata o Brasil como “terra de ninguém” e que “disfarça” as suas intenções em relação à Amazônia.

Neste sábado (31/08/2019), Bolsonaro voltou a criticar a ajuda oferecida. Segundo o chefe do Executivo federal, aceitar o dinheiro é assumir que “não consegue lidar” com os problemas ambientais do Brasil.

“Esses 20 milhões de euros do G7, qual o custo? Se eu aceito, é como dizer que não consigo lidar com a Amazônia. O interesse deles não é ecológico,nos tratam ainda como uma semi-colônia”, insistiu o presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?