Amazonas quer vacinar 1,1 milhão de pessoas quando campanha começar
Pazuello disse que vacinação deverá iniciar nesta quarta-feira, mas Amazonas não confirmou data
atualizado
Compartilhar notícia
Enviado especial a Manaus (AM) – A Secretaria de Saúde do Amazonas (SSPAM) informou, neste sábado (16/1), que 1.154.504 pessoas de grupos prioritários deverão ser vacinados na primeira fase da vacinação contra a Covid-19.
A prefeitos, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse que a campanha de vacinação contra o novo coronavírus começará nesta próxima quarta-feira (20/1), em todo o país.
As doses serão distribuídas de forma proporcional a cada estado. No total, o plano de vacinação do governo federal prevê quatro fases.
Questionada, a Secretaria de Saúde do Amazonas não confirmou, contudo, que a campanha iniciará nesta próxima semana.
Uma reunião dos estados com o Ministério da Saúde, marcada para esta segunda-feira (18/1), definirá a quantidade do imunizante para cada unidade da Federação.
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o Amazonas tem agulhas e seringas suficientes para a primeira etapa da campanha na qual devem ser vacinadas 1.154.504 pessoas de grupos prioritários em todo o estado.
Para o momento, considerando duas doses e um percentual de perdas no processo, serão necessárias 2,4 milhões de doses para esse público. A meta é vacinar 95% do público-alvo, o que corresponde a 1.096.778 pessoas.
A Polícia Federal (PF) fará a escolta da vacina entre o aeroporto e o local onde será distribuída para todos os municípios. As Polícias Civil e Militar farão a segurança do imunizante, bem como dos locais de vacinação.